Projeto viabiliza recursos informacionais para a realização de atividades do CBA
02/03/2012 – Constituir elementos para efetivar a gestão eficiente da informação e do conhecimento necessários para o desenvolvimento da bioindústria na Amazônia. Este é o objetivo principal do projeto ‘Efetivação do Núcleo de Informação Biotecnológica (NIB) do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)’, desenvolvido no âmbito do Programa de mesmo nome, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Coordenado pela pesquisadora Célia Simonetti Barbalho, o projeto visa consolidar as ofertas de recursos informacionais necessários à realização das atividades do CBA.
“Participar do Programa para o Desenvolvimento de Produtos e Processos no CBA, é relevante para a Região Amazônica como todo. Com toda a certeza, sem o apoio do Governo do Estado, por meio da FAPEAM, muitos dos resultados já vivenciados, em especial sobre a formação de recursos humanos, não seriam possíveis”, lembrou Barbalho.
Gestão eficiente da informação
Segundo a pesquisadora, o projeto consiste em promover a geração adequada de fontes, serviços e fornecedores de informação, tanto interna quanto externa, ao CBA, com a função de contribuir para a promoção de saberes e transferência de tecnologia, contexto no qual o CBA já está inserido.
A meta do projeto é consolidar uma unidade de informação por meio de ações como a Gestão do Conhecimento, Inteligência Empresarial e Informação Registrada, que irão promover a gestão integrada de informações e assim, favorecer a consolidação das melhores práticas para o CBA e seus parceiros.
“Abordar a informação no contexto contemporâneo de modo a compreender seu fluxo e viabilizar uma certa ‘mobilidade informacional’, é muito mais do que uma exigência da vida moderna. Trata-se de refletir sobre aspectos teóricos e práticos, que envolvem o campo da Ciência da Informação e sobretudo, quando cenários e perspectivas de ação demandam reflexões e debates sobre as relações entre informação, ciência, tecnologia e inovação na sociedade”, afirmou Barbalho.
Monitoramento
A pesquisadora acredita que pesquisas como as que estão em execução permitem não só olhar para um campo específico mas, acima de tudo, observar a complexa teia que envolve a região e seu desenvolvimento, pois os resultados estão diretamente relacionados à necessidade de compreender e compor elementos que favoreçam o uso da informação em prol da melhoria da qualidade de vida na região.
“Há uma preocupação em desenvolver e testar modelos para o uso de informação e para a tomada de decisão. É claro que isto envolve elementos como a informação registrada nos mais variados suportes, inteligência empresarial e gestão do conhecimento, que estão apoiadas em uma forte base de tecnologia da informação”, finalizou Barbalho.
Sobre o Programa CBA
O Programa para o Desenvolvimento de Produtos e Processos no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), consiste em implementar ações de apoio ao Programa para o Desenvolvimento de Produtos e Processos no CBA.
Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM