Projetos de pesquisa do Programa Ciência na Escola são destaques na 67ª SBPC
Resultados de pesquisas realizadas no Amazonas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) são destaques na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). O evento teve início neste domingo, na Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo (SP).
Entre os projetos apresentados no evento estão: ‘Socializando saberes: a história do Amazonas através das toadas de boi-bumbá’ e ‘Enamorados pela vida: cantando e dançando contra as drogas’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os dois trabalhos foram desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, situada no Bairro Amazonino Mendes, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Projeto ‘Socializando Saberes: A História do Amazonas através as toadas de Boi-Bumbá`. (Foto: Divulgação)
De acordo com o coordenador, professor Rosivaldo da Fonseca Moreira, o projeto ‘Socializando saberes: a história do Amazonas através das toadas de boi-bumbá’ teve como objetivo inserir a pesquisa científica no ensino básico e com isso produzir aulas mais atrativas e diferenciadas para expor a história do Amazonas aos alunos do 8º ano vespertino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ainda segundo o professor, o projeto, que foi concluído em 2014, despertou a curiosidade dos alunos para uma história até então desconhecida. Deu mais crédito à rica identidade cultural, desfazendo antigos preconceitos a respeito das culturas indígenas e criou todo um debate em torno da importância do ensino efetivo da disciplina História do Amazonas, além do despertar para outros conhecimentos didáticos.
“Vejo o resultado da pesquisa de extrema importância para traçar um perfil dos alunos de escolas públicas, quanto à necessidade de um ensino de qualidade. A pesquisa oferece ótimos resultados para se repensar a volta das disciplinas de História e Geografia do Amazonas no ensino escolar”, disse.
Moreira ressalta a importância de participar da SBPC e do apoio da FAPEAM por meio do PCE. “Essa é a minha segunda experiência apresentando trabalho no evento. Levo na bagagem um profundo orgulho por estar apresentando resultados tão significativos produzidos por meus alunos aqui no Amazonas, e poder mostrar para o Brasil que no Estado se faz ciência desde o ensino básico até o doutorado. Quanto ao PCE, descobri o programa em 2009, e desde então não abro mão do mesmo como parte integrante de minha didática em sala de aula”, disse Moreira.
Sobre a SBPC
A SBPC é um dos maiores eventos científicos do Brasil e é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A Reunião Anual da SBPC é um fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para o debate sobre as políticas públicas para a ciência e tecnologia.
Sobre o PCE
O Programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de Ensino fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE é o resultado de uma parceria entre a FAPEAM, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação.
Rosa Doval-Agência FAPEAM