Projetos do PCE no Alto Solimões apresentam resultados
Benjamin Constant (AM) – Os projetos “Sabão ecológico”, “Estudo da gastronomia na tríplice fronteira (Brasil/Colômbia/Peru), “Mitos e lendas de Tabatinga” e “Informática como mecanismo de pesquisa” foram alguns dos destaques do Seminário Final de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE), realizado na última segunda feira (7/12), na Biblioteca Municipal Francisco Soares de Assis, no município de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus).
A terceira edição do PCE chega ao fim com um saldo positivo no interior do Estado, com a participação de alunos de escolas públicas de 17 municípios e 84 projetos concluídos. O programa é realizado com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com as secretarias estadual e municipais de ensino.
No Alto Solimões, foram apresentados oito projetos, sendo sete do município de Benjamin Constant e um de Tabatinga. (distante 1.105 quilômetros de Manaus). O projeto “Tradições orais: passos para a reconstrução da história do município de Benjamin Constant”, apresentado pela bolsista do PCE Francisca Ribeiro, aluna da Escola Graziela Corrêa de Oliveira, faz um resgate das tradições por meio de entrevistas com pessoas da terceira idade do município.
Já o projeto “Literatura Hispano Americana: a arte de ler e escrever em espanhol”, da Escola Estadual Benjamin Constant, fez um levantamento das obras e autores que contribuíram para a escrita e leitura em espanhol. Na mesma área, o projeto da Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha sobre "Prática do Ensino da Língua Espanhola e Portuguesa" pretende acabar com o preconceito linguístico entre espanhol e português em sala de aula.
Na cerimônia de abertura do evento, a mesa foi composta pela representante da FAPEAM, Rosemeire Freitas, pelo coordenador da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Benjamin Constant, Almecir Ferreira, pelo coordenador da Seduc em Tabatinga, Vitorino Carreiro, e pelo representante do ensino médio de Manaus, Manoel Arruda.
Apresentação de trabalhos feitos por alunos
(Foto: Samara Amorim)
Na ocasião, Almecir Ferreira agradeceu à FAPEAM por ter levado o PCE ao município. "Trata-se de um trabalho que vem beneficiando a educação local”, destacou.
A representante da FAP no evento, Rosemeire Freitas, destacou a importância do programa por aproximar estudantes da pesquisa. “Para a FAPEAM é muito importante avaliar o resultado dos projetos, pois além de ser um programa pioneiro é nosso carro-chefe. Trabalhar com alunos de escolas públicas é muito gratificante”, finalizou Freitas.
Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam
Enviado especial a Benjamin Constant