Projetos do Pró-Engenharias são expostos na Feira Tecnológica da Fucapi


Pesquisa_Proengenharias

Estudos desenvolvidos com apoio da Fapeam têm objetivo de apresentar soluções inovadoras ao Amazonas

Projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio no âmbito do Programa Estratégico da Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), como o “Carro a Vapor”, “Balão Droid” e “Esteira Inteligente”, foram destaques da 13ª Feira Tecnológica da Fucapi, realizada na semana passada.

Segundo o coordenador do Pró-Engenharias na Fucapi, o professor Ernande Ferreira de Melo, os projetos surgiram a partir das problemáticas encontradas pelos próprios alunos. O intuito é oferecer soluções inovadoras à sociedade amazonense. “Nós buscamos encaixar nossos temas com as necessidades da sociedade, precisa ser útil para a população. São temáticas atuais. Não é simplesmente fazer o processo”, contou Melo.

De forma simplificada, a estudante Laís Pedrosa explicou que a proposta do projeto “Carro à Vapor” é fazer o consumidor gastar menos com gasolina. “Nós enganamos o carro. A mistura do vapor com a gasolina faz com o que veículo ‘pense’ que está sendo abastecido. A proposta é fazer com que o rendimento do combustível seja maior”, explicou a aluna.

Já o projeto “Balão Droid” promete ser uma alternativa mais em conta para quem pretende fazer registros topográficos, por exemplo. A tecnologia funciona de forma similar a de um drone. O Balão Droid é feito com os seguintes materiais: balões, gás hélio, fios de nylon e câmera, conforme informações dos bolsistas Júlio Cezar Cerqueira e Lucas Lopes, ambos de 16 anos.

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio, bolsistas do Pró-Engenharias da Fapeam

O sistema do projeto “Esteira Inteligente” pretende diminuir os produtos em não conformidade e contribuir com a ampliação da qualidade da linha de produção, segundo a estudante Margy Agatha. O processo é totalmente automatizado.

“Funciona da seguinte forma: o produto é colocado na esteira, e, ao final da linha de produção será fotografado. A partir do registro fotográfico, a esteira inteligente fará uma leitura e se o produto estiver em conformidade com o protótipo será aprovado no teste de qualidade, caso não seja, automaticamente será encaminhado para reparos”, conta aluna.

Além dos projetos do Pró-Engenharias, outros projetos tecnológicos foram exibidos na feira. De acordo com a diretora da Fucapi, Neila Buzzaglo, o total de 45 projetos foram expostos na 13ª edição do evento. Os projetos foram desenvolvidos por alunos dos ensinos médio, técnico e superior.

“O objetivo da feira é desenvolver e fomentar os alunos na pesquisa. Incentivamos os alunos desde o ensino médio. Eles são estimulados a pensarem problemáticas da cidade e a propor soluções. Nessa edição temos projetos que trabalham questões de trânsito, mobilidade, sustentabilidade, tudo aliado à tecnologia”, disse a diretora.

Texto e fotos: Francisco Santos – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *