Projetos escolares de Educação Ambiental são premiados pelo Inpa
Para estimular estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e estadual acerca da importância de se adotar um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveram na semana passada, a entrega do Prêmio Distinção às escolas que participaram do projeto Ecoethos da Amazônia.
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A premiação aconteceu no auditório do Bosque da Ciência (Inpa), localizado no bairro Petrópolis, zona sul, e reuniu alunos das escolas estaduais Cacilda Braule Pinto, Juraci Batista Gomes e Leonila Marinho, além da Escola Municipal Dr. João Queiroz, juntamente com os professores e gestores que acompanharam os estudantes durante a realização do projeto.
De acordo com a gestora da Escola Estadual Cacilda Braule, Maria do Carmo Araújo, o envolvimento dos alunos com o projeto Ecoethos foi muito importante para disseminar a preocupação com o meio ambiente. “Nessa ação, os alunos puderam entrar em contato com um assunto de grande relevância, já que preservar o meio ambiente hoje é uma preocupação do mundo. Agora, eles têm um arcabouço para multiplicar o conhecimento que adquiriram dentro da nossa escola”, afirmou a gestora.
Alunos de 18 escolas da rede pública de ensino participaram das atividades, totalizando mais de 500 estudantes do 6º ao 9º ano (ensino fundamental) envolvidos no projeto. A premiação contemplou as escolas que obtiveram maior grau ético de cuidado socioambiental alcançado nas atividades de educação ambiental do projeto.
Projeto Ecoethos
O projeto Ecoethos da Amazônia é um jogo de simulação criado como plataforma de Educação Ambiental, que tem o objetivo de promover, de forma lúdica e interativa, conhecimentos sobre o meio ambiente, levando os participantes a solucionarem questões ambientais que podem ser facilmente identificadas no dia a dia.
As atividades foram realizadas por meio de sessões de jogos, em que os estudantes, divididos em equipes, puderam trabalhar na solução dos dilemas representados pelo jogo, exigindo decisões importantes para manter a sustentabilidade socioambiental.
Para a estudante do 7º ano da Escola Estadual Leonila Marinho, Vitória Thays Neves, o projeto foi muito interessante por conta da dinâmica das atividades. “Os assuntos relacionados à Educação Ambiental foram tratados de forma bem diferente nesse projeto do que costumamos ver em sala de aula, o que me fez ter outra visão a respeito do tema”, comentou.
Fonte: Agecom