Projetos experimentais em comunicação do AM são levados a congresso nacional


Recife-PE – 05/09/2011 No contexto da programação oferecida pelo 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, em Recife -PE, acontece a 18ª Jornada da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que consiste em uma sessão onde estudantes de comunicação apresentam projetos de iniciação científica, que foram desenvolvidos ao longo do ano. Desde o domingo, 4 de setembro, estão sendo defendidos diversos trabalhos na área de Comunicação, inclusive com a participação marcante e ousada de alunos amazonenses da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Centro Universitário do Norte (UniNorte).

Assuntos dos vários segmentos jornalísticos foram abordados nesses dias. Temas como a mídia na internet, métodos de produção no telejornalismo brasileiro, cinema e audiovisual, além da qualidade das informações transmitidas ao público foram os mais abordados.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/manoela.jpgA estudante de Comunicação do Centro Universitário do Norte, Manoela Moura,  apresentou o Programa Saber Viver – projeto de extensão do UniNorte/Laureate – que possibilita aos alunos de Comunicação Social o contato com a prática em rádio. Em 2010, foi criado o quadro especial ‘Em Tese’, uma série de cinco reportagens sobre pesquisas e instituições científicas, com o objetivo de divulgar a ciência para os ouvintes com pouco acesso ao tema. O programa vai ao ar todas as segundas, a partir das 14h, na Rádio Rio Mar, 1.290 AM.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo Manoela Moura participar do Expocom é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e também conhecer os de outros Estados.  “Já participo há três anos dos congressos, mas a cada ano é uma novidade. A participação deste ano no Expocom foi muito interessante porque trouxemos novamente o Programa Saber Viver, um projeto de Extensão do Uninorte, mas, desta vez, foi  voltado para a divulgação científica, que vem crescendo cada vez mais no Amazonas”, afirmou a jovem pesquisadora.

Outra experiência levada ao congresso foi o trabalho intitulado ‘Programa Insight: uma troca de experiências na TV’, com o objetivo de proporcionar aos alunos a proximidade com o mercado de trabalho local para a troca de conhecimento técnico e conceitual por meio do formato televisivo com quadros temáticos.

O trabalho foi realizado sob a orientação da professora Edilene Mafra e apresentado pela finalista do curso de Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV do Centro Universitário do Norte, Fabíola Menezes, que participa pela primeira vez do congresso nacional.  “O evento está sendo muito interessante, uma experiência única e rica, estou admirada pelos trabalhos que estão sendo apresentados, há muitos projetos interessantes. Para mim essa participação vai ficar marcada”, afirmou.

Além dessas duas jovens pesquisadoras, o evento contou com a participação de trabalhos realizados por alunos de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre eles a estudante Sue Ane Cursino, que foi orientada pela professora Graciene Siqueira da Ufam/Parintins.

O grupo que acompanha a professora Graciene levou para o Expocom o trabalho intitulado ‘Papo Alternativo’, que consiste em um programa de entrevista de rádio produzido no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas e veiculado na rádio Alvorada de Parintins. O programa é veiculado aos sábados, ao vivo, com 30 minutos de duração. Nele são abordados assuntos diversos, de interesse da sociedade, com a participação de um convidado que é indagado por alunos-entrevistadores e/ou ouvintes que ligam ou mandam mensagens de texto à redação. Após um ano da iniciativa independente, o programa tornou-se projeto de Extensão e hoje conta com o auxílio de uma bolsa.

 Foto1: Manoela Moura apresentando trabalho (Foto: Rômulo Araújo)

 

Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *