Projetos selecionados no Programa Inova Amazônia-Módulo Tração são apresentados em evento no Sebrae/AM
Os projetos selecionados no Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 01/2023, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Amazonas), foram apresentados, na segunda-feira (5/2), durante solenidade de abertura do programa na Sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Amazonas), no bairro Centro, zona Sul de Manaus.
Com investimento de R$ 780 mil para fomentar bolsas na modalidade Bolsa Sócio Empreendedor (BSE), um total de 20 projetos foram selecionados no edital, lançado em setembro do ano passado. O Projeto Inova Amazônia- Módulo Tração tem o objetivo fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, e que tenham como premissa à preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
Durante o evento, representando a diretora-presidente da Fapeam, a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné Dutra, destacou o momento importante de celebração de parcerias institucionais, e ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos voltados para temáticas do contexto amazônico como sustentabilidade e bioeconomia.
“Essa parceria que estamos firmando de forma brilhante e exitosa, entre Fapeam e Sebrae, vai ao encontro com Plano Plurianual do Governo do Amazonas, na qual a gente busca respostas, por meio do fomento a esses projetos”, disse Ana Cláudia.
A chefe do Deac/Fapeam enfatizou ainda que na Fapeam a linha de empreendedorismo científico tem sido cada vez fortalecida, incluindo também o empreendedorismo feminino.
“Temos dois editais que já são consolidados como o Programa Centelha, que está em sua segunda edição, e o Programa Tecnova, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que em breve deve ser lançado uma nova chamada”, acrescentou.
Representando a Gerência de Inovação do Sebrae Nacional, Ismael Edgar, enalteceu a parceria entre a Fapeam e a entidade, e espera que seja o início para novas cooperações.
“Isso aqui é o início de um movimento de transformação. Estamos falando de bioma, de sustentabilidade e de algo que vai beneficiar algo muito maior que é a Amazônia”, pontuou.
Projetos
Entre os projetos apresentados durante o evento está o “Na’kau – em busca da sustentabilidade através de relações éticas, conservação da floresta e a valorização de produtos e pessoas amazônicas”, cujo o objetivo do empreendimento social é desenvolver a bioeconomia, criando oportunidades para a sociobiodiversidade, gerando conservação da floresta e melhoria na qualidade de vida dos povos amazônicos, com uma parceria entre a empresa de comércio e famílias ribeirinhas manejadoras de cacau selvagem de várzea nas calhas dos rios Madeira e Amazonas.
Outro projeto também foi “Rico Farinha” que busca consolidar-se como uma referência na produção e comercialização da farinha uarini, preservando as tradições e técnicas locais, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade ambiental e social na região amazônica, impulsionando o desenvolvimento regional de maneira sustentável e inovadora.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam