Propostas inovadoras marcam a última reunião de 2013 do Fórum de Gestores
27/12/2013 – A última Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, de 2013, foi marcada por uma pauta extensa. Entre os principais assuntos, a apresentação de alternativa para levar internet a áreas distantes dos grandes centros e a atualização da Rede de Biotérios do Amazonas. O encontro foi realizado na quarta-feira (18), no auditório da Faculdade La Salle. Uma nova proposta de conexão de internet foi apresentada pelo representante da empresa Altave, Leonardo Nogueira. Na ocasião, ele mostrou a tecnologia desenvolvida pela empresa que pretende levar internet aos lugares mais distantes com o uso de aeróstatos cativos, por meio de balões.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Leonardo Nogueira revelou que, em 2014, a tecnologia deve ser testada no Amazonas, inicialmente nos municípios de Barcelos e Manaus. A ação consiste em um balão com um sistema de comunicação que é içado até 240 metros de altura. O equipamento, que pesa cerca de 15 quilos, carrega quatro rádios que recebem e transmitem o sinal de internet .
O acesso à internet banda larga aos moradores dessas regiões será possível por meio da propagação do sinal em um raio de até 50 quilômetros e que oferece um custo menor do que a construção de torres e não causa danos ambientais. A proposta da Altave, uma startup formada há dois anos por dois engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é levar conexão a áreas distantes dos grandes centros, de fácil instalação e que tenha uma área de alcance maior do que de uma torre de transmissão.
O tenente coronel Marcelo Nogueira de Souza, do Comando Militar da Amazônia (CMA), na ocasião comentou que o Exército Brasileiro apoia o desenvolvimento de novas tecnologias para conexões de internet. E reforçou o acordo de cooperação firmado com a Secti-AM que prevê a parceria do CMA na oferta de infraestrutura para a realização de pesquisas no Estado.
REDE DE BIOTÉRIOS DO AMAZONAS
Outra proposta exposta no Fórum de Gestores foi a atualização dos dados com as indicações de financiamento, estruturas, equipamentos, manutenção, logística e cooperação da Rede de Biotérios do Amazonas. O projeto apresentado pelo pesquisador Wanderli Tadei, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), aponta a Rede como uma alternativa para fortalecer e ampliar a atuação dos biotérios no Estado.
De acordo com Tadei, no Estado somente o biotério do Inpa estáapto, cumprindo as diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). Para mudar esse cenário seria necessária a construção ou adaptação de outros 24 laboratórios, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. A ação ainda terá desdobramentos e poderá contar com o apoio da FAPEAM. “A iniciativa é uma necessidade que deve ser adequada à legislação vigente, de acordo com padrões exigidos pelos órgãos competentes. Vamos trabalhar para a construção de um acordo de cooperação”, disse.
REPAM/METROMAO
Já o diretor adjunto de Gestão de Soluções/RNP, Gorgônio Araújo, trouxe informações sobre a importância da circulação de dados em um sistema de rede integrada. A Rede Estadual de Pesquisa e Ensino e Metropolitana de Manaus (Repam/MetroMao) foi inaugurada em 2007 e é voltada para conectar as instituições de ensino e pesquisa em todo Amazonas, interligadas por meio de uma infraestrutura de comunicação convergente, capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz. Atualmente, ela conta com cerca de 100 quilômetros de extensão e interliga 33 instituições.
FÓRUM
Esta foi a última edição do Fórum em 2013. Em 2013, a SECTI-AM, coordenadora do Fórum de Gestores, promoveu quatro reuniões com gestores de instituições de ensino e pesquisa. Durante os encontros são apresentados informes institucionais, propostas e encaminhamentos para o alcance de resultados positivos para a área de CT&I no Estado.
Ciência Em Pauta (Secti-AM), por Danyelle Soares