Fapeam recebe mais de 670 propostas de professores da rede pública de Ensino municipal e estadual para o Programa Ciência na Escola


A partir deste ano, a Fapeam contará com o apoio das instituições de Ensino Superior do Amazonas para realizar as ações de formação dos professores que atuarem nos projetos, além de acompanhamento e avaliação dos estudos desenvolvidos no âmbito do PCE

Fapeam recebe mais de 670 propostas de professores da rede pública de Ensino municipal  e estadual para o Programa Ciência na Escola

Mais de 670 professores da rede pública estadual e municipal de ensino do Amazonas submeteram propostas ao Edital № 001/2016 do Programa Ciência na Escola (PCE), idealizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias Municipal de Educação de Manaus (Semed) e da Secretaria de Estado  de  Educação (Seduc).

Neste ano, o governo do Estado, por meio da Fapeam, apoiará 420 projetos de pesquisa desenvolvidos na rede pública de Ensino, sendo 200 na capital e 220 nos municípios do interior do Amazonas. Ao todo, serão investidos R$ 2,8 milhões no pagamento das bolsas de estudo aos estudantes e professores.

Dentre as propostas submetidas, 357 são de professores de 37 municípios do interior do Estado. Os municípios com o maior número de propostas são: Itacoatiara, com 88 propostas; Parintins, com 47 projetos; Tefé, com 22; e o município de Eirunepé, com 21 propostas submetidas.

A previsão é que o resultado seja divulgado a partir de maio deste ano, com início das atividades no mês de junho. A partir deste ano, a Fapeam contará com o apoio das instituições federais e estaduais de Ensino Superior do Amazonas para realizar as ações de formação dos professores que atuem nos projetos, além de acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas no âmbito do PCE.

O PCE foi criado pelo governo do Estado, por meio da Fapeam, em parceria com as secretarias de educação municipal de Manaus e estadual do Amazonas. O Programa é uma iniciativa pioneira no País que quebra o paradigma da formação científica exclusivamente nos centros de pesquisa e instituições de Ensino Superior e adentra as escolas de educação básica por meio da realização de projetos executados por alunos e professores dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e de Educação de Jovens e Adultos.

Um dos diferenciais do Programa Ciência na Escola é a produção da ciência dentro do espaço escolar por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que oportunizam a formação acadêmica e a transformação do pensar, fazer e entender ciência pelo cidadão.

Edital aberto para RDS

Ainda está disponível ao recebimento de propostas, até o dia 03 de maio deste ano, a Chamada Pública № 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A chamada é voltada aos professores de escolas públicas estaduais e municipais localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Amazonas. Leia mais na matéria “Fapeam lança chamada pública do Programa Ciência na Escola para Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

A chamada é direcionada aos professores que atuam nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro, Uatumã, Poranga da Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, bem como aos professores da comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.

Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *