Qualidade da revista Amazonas faz Ciência é avaliada em pesquisa acadêmica
28/02/2013– Os profissionais de jornalismo científico têm contribuído para melhorar a divulgação científica por meio de textos claros e objetivos, buscando diminuir a distância entre pesquisadores e a sociedade. Essa foi a constatação de uma pesquisa realizada com a revista Amazonas faz Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa, realizada no âmbito do mestrado do Programa de Educação e Ensino em Ciência no Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), buscou analisar as capas da revista e como são os caminhos pelos quais passam as matérias ate chegar ao público.
A pesquisa foi intitulada “A Divulgação Científica no Amazonas: análise das matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência”. A pesquisadora Aline Neves analisou 22 matérias de capa da revista por meio de estudos da linguagem utilizada para escrever as matérias e o papel exercido pelos jornalistas da assessoria de imprensa da FAPEAM na articulação entre cientista e público.
Segundo a autora, cada vez mais estratégias são usadas para chamar a atenção do leitor. “Destacar trechos do texto e usar imagens ajudam bastante, deixam a leitura mais agradável”. Isso mostra que o jornalismo científico amazonense tem se esforçado para divulgar a ciência com textos claros e objetivos.
Estudo traz cenário do desenvolvimento de CT&I no Estado
Dividida em quatro partes, a dissertação apresenta uma explicação do cenário político e tecnológico no Brasil, os avanços nessa área e as pesquisas desenvolvidas para avaliar a percepção pública da ciência, além de um breve histórico sobre a criação da FAPEAM.
Segundo a pesquisadora, a dificuldade em concluir a pesquisa deve-se a administração do tempo. “O mais complicado é conciliar o tempo para se debruçar nas pesquisas. Mas foi bem prazeroso, penso em fazer trabalhos futuros para contribuir com a memória histórica da divulgação científica no Amazonas” finalizou Aline.
Fonte: Ciência em Pauta, Por Laize Minelli