Quarenta trabalhos científicos de estudantes dos ensinos fundamental e médio são apresentados na FCA


1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e da Feira de Ciências da Amazônia (FCA).(Foto: Ascom/Secti)

1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e da Feira de Ciências da Amazônia (FCA).(Foto: Ascom/Secti)

28/11/2013 – Exposições, mostras e apresentações são atividades da 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e da Feira de Ciências da Amazônia (FCA).

Quarenta projetos foram selecionados para apresentação. São pesquisas, experimentos e trabalhos desenvolvidos por estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares, fundações e institutos.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil e tem como tema a Sustentabilidade Social e Ambiental. O evento acontece no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),   é aberto ao público e recebe principalmente estudantes e educadores.

As feiras são promovidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e conta com parcerias da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Ufam, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.

“Essa feira vem consolidar o trabalho que o governo do Estado tem  feito nos últimos anos, investindo na  iniciação cientifica nas escolas de educação básica. O Programa Ciência na Escola é um exemplo disso  e resultado da mobilização do sistema estadual de CT&I, assim como as participações em  atividades como a SBPC e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, explica Eduardo Taveira, secretário executivo adjunto da SECTI-AM.

Dos 40 projetos selecionados,  25 são  oriundos do PCE,  e 15 de escolas particulares, fundações e institutos federais. (Foto: Ascom/ Secti)

Dos 40 projetos selecionados, 25 são oriundos do PCE, e 15 de escolas particulares, fundações e institutos federais. (Foto: Ascom/ Secti)

PREMIAÇÕES

competição ocorre em quatro categorias: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade, e Ciências para o Meio Ambiente, explica Marcel Siqueira, coordenador-líder da Abric.

Dois avaliadores por categoria fazem a avaliação dos trabalhos. A análise verifica criatividade, metodologia científica, pôsteres, diário de bordo, apresentação etc.

Serão premiados 12 projetos pela FCA, mais menções honrosas, que serão concedidas por instituições científicas.

A competição ocorre em quatro categorias. (Foto: Ascom/Secti)

A competição ocorre em quatro categorias. (Foto: Ascom/Secti)

Dos 40 projetos selecionados,  25 são  oriundos do PCE,  e 15 de escolas particulares, fundações e institutos federais.

“O evento é considerado exitoso pela mobilização e pelos trabalhos apresentados”, avalia Eduardo Taveira  ao destacar a representação do Amazonas no circuito nacional de CT&I e a  valorização da produção científica dos jovens.

O evento encerra nesta quinta-feira, 28, às 17h.

Fonte: Secti