Quarenta trabalhos científicos de estudantes dos ensinos fundamental e médio são apresentados na FCA

1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e da Feira de Ciências da Amazônia (FCA).(Foto: Ascom/Secti)
28/11/2013 – Exposições, mostras e apresentações são atividades da 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e da Feira de Ciências da Amazônia (FCA).
Quarenta projetos foram selecionados para apresentação. São pesquisas, experimentos e trabalhos desenvolvidos por estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares, fundações e institutos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil e tem como tema a Sustentabilidade Social e Ambiental. O evento acontece no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é aberto ao público e recebe principalmente estudantes e educadores.
As feiras são promovidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e conta com parcerias da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Ufam, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.
“Essa feira vem consolidar o trabalho que o governo do Estado tem feito nos últimos anos, investindo na iniciação cientifica nas escolas de educação básica. O Programa Ciência na Escola é um exemplo disso e resultado da mobilização do sistema estadual de CT&I, assim como as participações em atividades como a SBPC e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, explica Eduardo Taveira, secretário executivo adjunto da SECTI-AM.

Dos 40 projetos selecionados, 25 são oriundos do PCE, e 15 de escolas particulares, fundações e institutos federais. (Foto: Ascom/ Secti)
PREMIAÇÕES
A competição ocorre em quatro categorias: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade, e Ciências para o Meio Ambiente, explica Marcel Siqueira, coordenador-líder da Abric.
Dois avaliadores por categoria fazem a avaliação dos trabalhos. A análise verifica criatividade, metodologia científica, pôsteres, diário de bordo, apresentação etc.
Serão premiados 12 projetos pela FCA, mais menções honrosas, que serão concedidas por instituições científicas.
Dos 40 projetos selecionados, 25 são oriundos do PCE, e 15 de escolas particulares, fundações e institutos federais.
“O evento é considerado exitoso pela mobilização e pelos trabalhos apresentados”, avalia Eduardo Taveira ao destacar a representação do Amazonas no circuito nacional de CT&I e a valorização da produção científica dos jovens.
O evento encerra nesta quinta-feira, 28, às 17h.
Fonte: Secti