Radar de Oportunidades comemora resultados


O motivo da comemoração se deve ao fato de quatro microempresas atendidas pelo Radar terem sido contempladas no mais novo edital do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica, o PAPPE Subvenção Finep Amazonas.

Desde o início do ano, o Programa Radar vem prestando atendimentos e dando orientações sobre possibilidades de participação em editais e demais oportunidades de incentivo à inovação nas empresas. A iniciativa impulsionou alguns empresários a encaminharem propostas para desenvolverem seus projetos em várias possibilidades de editais vigentes.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia em exercício, Marcílio de Freitas, considera muito relevante a aprovação dos projetos no Programa PAPPE, principalmente pelo foco do programa em estimular a inovação no Amazonas. “É uma grande contribuição para o setor o fato dos 19 projetos de empresas desenvolverem atividades inovadoras valorizando o capital intelectual dos profissionais que acrescentam no processo de desenvolvimento local e é fundamental que os empresários sejam informados a respeito de todas as possíveis formas de financiamento para os seus projetos”, enfatiza o secretário.

Ele acrescenta que o Radar foi implantado para monitorar, buscar e divulgar oportunidades de fomento para inovação no setor produtivo, de forma sistemática e direcionada, com o principal objetivo de incrementar o ambiente da inovação nas empresas.

O técnico responsável pelo Programa na Sect, Sabino Rodrigues, destaca a relevância dos serviços oferecidos como subsídio para os empresários elaborarem seus projetos e concorrerem a editais estaduais e nacionais. “Os empresários não tem muita prática na redação de propostas de projetos para financiamentos e o Radar contribui nas orientações, além de estimular a aproximação da pesquisa no ambiente empresarial e geração de produtos nas empresas”, afirma Rodrigues.

Ele destaca que o diferencial do Programa é a oferta de serviços gratuitos, entre os quais o atendimento personalizado ao empresário como apoio ao acesso às oportunidades disponíveis em qualquer parte do Brasil, o que dá chance de o empresário tirar dúvidas individualmente.

Oportunidade – O empresário Rayfran Rocha, da ICON Soluções em Tecnologia da Informação e Consultoria Ltda, um dos contemplados na nova edição do PAPPE faz referência ao Radar como uma ferramenta de auxílio que o ajudou durante a elaboração da sua proposta de projeto.

“O Radar é importante porque apresenta as oportunidades, mostra onde podemos captar recursos para implementar nossas idéias e nos oferece a orientação de datas, formulários, exemplos de outros projetos e a própria experiência de quem nos apóia com as informações”, ressalta Rocha, cuja empresa está alocada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE).

As demais empresas contempladas e atendidas pelo Radar foram AGA Móveis Comércio Varejista de Móveis Ltda; Refiam – Reciclagem e Fibras da Amazônia Papel de guaraná e ACB Pimentel Objetos decorativos de madeira reaproveitada de manejo florestal sustentável e sementes regionais.

Sobre o PAPPE

O público-alvo do Programa Pappe Subvenção é formado principalmente por empresas nacionais de micro e pequeno porte, com faturamento anual  de até R$ 10,5 milhões. As áreas preferenciais para serem apoiadas são: artesanato; castanha-do-Brasil; construção naval; fitoterápicos e fitocosméticos; farinha de mandioca; madeira, móveis e artefatos; pólo cerâmico-oleiro; polpa, extratos e concentrados de frutas regionais; produção de pescado; produtos e serviços ambientais; e turismo ecológico e rural nas mesorregiões do Estado.

O Pappe Subvenção já está em sua segunda edição, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan); a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); o Instituto Euvaldo Lodi (IEL); o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam); e o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros não-reembolsáveis, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

Ascom – Sect/Am

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *