Recursos tecnológicos auxiliam professores na sala de aula
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibiliza aos professores mais de dez tipos de inovações tecnológicas que auxiliam no processo de ensino dos alunos. Entre eles, o Netbil, as mesas e-block, tablets e o Portal Aprende Brasil. Ciente da dificuldade de acesso à internet na Região Norte, principalmente, em Manaus, a Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) acoplou todos os conteúdos disponíveis nesses equipamentos em uma rede intranet, onde não é necessário acesso à rede mundial de computadores para utilizá-lo.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A intranet une toda a rede da Semed por meio de fibra ótica (metromao) e os conteúdos disponíveis na sede administrativa, por exemplo, podem ser acessados pelo professor na escola rural mais distante. O uso deste recurso, além de não necessitar de internet, agiliza o processo, uma vez que o acesso aos conteúdos é veloz, bastando um click para que sejam carregados.
Nos Telecentros, os professores têm à disposição de maneira offline a TV Escola, livros de domínio público, o portal do professor, além de diversos softwares educacionais. O Portal Aprende Brasil, do Sistema Positivo de Ensino, parceiro da Semed, foi transformado em Portal Aprende Manaus, com todos os conteúdos exportados para a plataforma de intranet. Lá, há uma gama de possibilidades de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com vídeos, imagens e jogo educacionais que criam um ambiente mais interativo em sala de aula.
“A internet tem o valor dela de atualização contínua de conteúdo e de interação em tempo real, mas como nós temos dificuldades reais aqui na região, fortalecemos as nossas condições de infraestrutura de rede interna no ambiente de intranet, oferecendo todos os conteúdos embarcados no equipamento ou dentro do ambiente da intranet. Então, o professor tem uma condição de dirigir as atividades dele com todo esse conteúdo que já existe disponível offline”, explicou a chefe da DGTI, Rosalina Lobo.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Semed, por Thiago Botelho
Foto: Rodemarques Abreu