Redes Elétricas Inteligentes despontam como saída para blecautes
Então surgem as penosas consequências para o consumidor: os blecautes e o alto custo de energia no final do mês. Isso porque os medidores que temos em casa ainda são analógicos, ou seja, não se comunicam com os distribuidores. Por isso, quando acontece um “apagão”, o consumidor precisa informar à concessionária de energia, pois esses medidores também não conseguem detectar um possível desvio de eletricidade, popularmente conhecidos como ”gatos”.
O problema do sistema de fornecimento de energia elétrica é recorrente em todo o território brasileiro, porém, em Manaus há uma situação peculiar. A capital do Amazonas é abastecida por quatro geradoras térmicas (diesel) e por apenas 16% da energia de Balbina quando está no pico.
“Um dos grandes motivos da falta de energia na capital é a queima do transformador, que é consequência de estar superdimensionado ou tecnicamente agredido. Hoje a operadora não tem essas informações, nem tem como saber em que condições o transformador está operando”, disse o engenheiro de Elétrica, Raimundo Cláudio Souza Gomes.
Redes Elétricas Inteligentes
Identificadas as deficiências do Sistema Elétrico, desponta no mercado uma nova tecnologia, a Smart Grid, chamada de Redes Inteligentes, que diferente da atual, comunica-se tanto com o distribuidor quanto com o consumidor, por meio dos medidores digitais.
Segundo Gomes, a Smart Grid é a última fronteira da aplicação de todos os avanços da eletrônica, da telecomunicação, da informática que temos hoje. “O sistema elétrico pouco incorporou esses avanços, fato que em pleno século 21 em nossa cidade e no Brasil faz utilizarmos medidores eletromecânicos, que nem eletrônicos são. Agora a Smart Grid passa a ser a incorporação de todas essas tecnologias no sistema elétrico”, esclareceu Gomes.
Sobre Redes Inteligentes
As Redes Inteligentes consistem em uma reestruturação que incorpora o sistema elétrico e a telecomunicação, tornando possível a transmissão de informações em tempo real para os centros de distribuição, facilitando a resolução de eventuais problemas, além de proporcionar a maior confiabilidade destas informações pelos consumidores.
Margarete Rocha e Cristiane Barbosa -Agência Fapeam