Redes sociais melhoram comunicação entre sociedade e universidade
Ferramentas disponibilizadas pela internet como as redes sociais (twitter, facebook e orkut) são importantes recursos para compartilhamento de projetos de ensino e extensão. Para a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Patrícia Sampaio, os avanços das ferramentas de comunicação ajudam a melhorar a interação entre as Instituições de Ensino e Pesquisa e a sociedade.
O assunto foi abordado por Sampaio na palestra “Extensão e Formação Profissional Cidadã: Flexibilidade curricular e a necessidade da incorporação das diretrizes da política de extensão nos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação”, realizada na última quarta-feira (02), no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A apresentação fez parte da programação do 2º Congresso de Extensão (Congrex), que prossegue até esta sexta-feira (04/12).
A diretora do Departamento de Interiorização da Ufam e uma das coordenadoras do evento, Marinez Gil Nogueira, disse que a extensão é o produto final de um processo que une o ensino e a pesquisa e tem a Fapeam como um dos importantes parceiros. Ela salientou que o objetivo do Congrex foi de permitir que a sociedade interagisse com a academia, além de difundir as políticas existentes sobre a temática dentro da universidade.
A abertura do encontro contou com a presença da reitora da Ufam, Márcia Perales, do vice-reitor, Hedinaldo Narciso, do pró-reitor de Extensão e Interiorização, Luiz Frederico Mendes dos Reis, da representante da Câmara de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), Amélia Regina Nogueira, e da representante do Comitê de Extensão da Proexti, Arinete Veras Fontes.
Luana Gomes – Agência Fapeam