Redução do consumo de energia elétrica é tema de pesquisa
Toda energia gerada para consumo e bem-estar do ser humano é proveniente da transformação e utilização de forças da natureza (água, ar, calor, entre outros). Para geração dessa energia, danos ao meio ambiente são constantemente causados.
Pensando na preservação ambiental, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Júlio Cézar de Moraes Passos, localizada no bairro da Cidade Nova, zona norte de Manaus, resolveram questionar se o uso de aparelhos elétricos representa economia ou desperdício de energia. O questionamento levou à elaboração do projeto intitulado “Rotina de utilização de aparelhos elétricos: economia ou desperdício?”.
Sob coordenação do professor Uarodi Pereira Guedes, o projeto foi um dos 76 expostos no primeiro dia da Mostra Pública do Programa Ciência da Escola (PCE), realizada pela Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nesta terça (10) e quarta-feira (11) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona sul da capital amazonense.
De acordo com Guedes, a ideia de se trabalhar com o uso de aparelhos elétricos surgiu a partir da necessidade de se relacionar o conteúdo curricular dos alunos com o cotidiano vivido em suas residências.
“Procuramos integrar os conteúdos de sala de aula com a rotina das residências dos alunos, para que estes utilizem os aparelhos elétricos racionalizadamente, economizando energia e preservando o meio ambiente”, salientou o professor.
Analisando os gastos com energia
A pesquisa, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2009, analisou o consumo em aparelhos elétricos utilizados nas casas dos bolsistas. Após essa etapa, eles fizeram uma estimativa da quantidade de energia que pode ser economizada de acordo com o número de aparelhos elétricos e da frequência de uso.
“Quando vamos lavar roupa, por que não lavamos somente uma vez por semana ao invés de todos os dias? Isso com certeza aumenta o consumo de energia da residência. São pequenas atitudes que fazem com que se tenha uma economia mensal de até 30% de energia", explicou Uarodi Guedes.
Resultados Obtidos
Questionado sobre as melhoras no desempenho escolar dos bolsistas, Guedes frisou a importância de projetos nas disciplinas em que os alunos sentem maior dificuldade, principalmente para os que estudam no período noturno.
“Existe uma evasão escolar no período noturno muito grande e a participação em projetos como esses estimulam os alunos a se sentirem mais seguros em disciplinas como física e matemática, que são as que geralmente geram mais dúvidas e questionamentos”, disse.
A bolsista Jéssica Ferreira citou os benefícios que a participação no estudo lhe oportunizaram para redução de gastos em sua residência. “As pesquisas relacionaram a nossa educação com o conhecimento científico. Fizemos cálculos para saber a estimativa de energia e, a partir disso, tenho mais interesse nas aulas e aplico o que aprendi na minha casa com meus familiares”, disse a estudante que já concluiu o ensino médio e está intensificando os estudos para prestar vestibular.
Camila Carvalho – Agência Fapeam