Reitores discutem ensino de graduação do Brasil


Foi aberto oficialmente ontem (14), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, o 45º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, pretende discutir, até sábado (17), a graduação nas instituições de ensino superior estaduais e municipais.

A solenidade teve a participação de, aproximadamente, 45 reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e municipais de todo o país, além dos representantes estaduais das áreas de Educação e Ciência e Tecnologia. A abertura contou ainda com a participação do coordenador geral de relações estudantis do Ministério da Educação (MEC).

Na abertura, o presidente da Abruem, professor João Carlos Gomes, destacou o Amazonas como um dos Estados que mais beneficiam o acesso de cidadãos ao ensino superior e elogiou a Universidade do Estado (UEA), como uma das grandes universidades brasileiras na atualidade. “A UEA vem demonstrando qualidade, colaborando com o desenvolvimento científico no Brasil”, afirmou.

Na ocasião, a reitora da UEA, professora Marilene Corrêa, ressaltou a importância de o evento ser realizado em Manaus, pois possibilita um maior debate sobre as políticas de acessos ao ensino superior. “Teremos a oportunidade de tratar assuntos regionais e nacionais ligados a graduação no mesmo patamar do restante do Brasil”, disse.     

Marilene Corrêa afirmou ainda que a UEA é a 6ª maior universidade pública do país e 19ª, se comparada entre públicas e privadas, além de ter contribuído na formação de dezesseis mil pessoas nos últimos 4 anos. “A UEA tem a cara da Amazônia”, destacou.

O representante do MEC, professor Edson Noberto Cáceres, explanou sobre os investimentos na área da graduação que estão sendo realizados pelo governo federal, destacando o projeto REUNI, que tem como objetivo aumentar o número de acessos ao ensino superior, a partir de 2010.  

Até o próximo sábado, os reitores deverão se reunir para discutir as alterações que o ensino de graduação vem sofrendo no Brasil, as formas de ingresso nas universidades (Vestibular e Enem), avaliação de cursos, plano nacional de formação de professores da educação básica e o financiamento do ensino de graduação no Estado do Amazonas.

 

Carlos Fábio M. Guimarães – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *