Relação ciência e mídia marca debate no Intercom Norte 2015


É a terceira vez consecutiva que a FAPEAM apoia o Congresso.(Foto: Daniel Jordano/FAPEAM)

É a terceira vez consecutiva que a FAPEAM apoia o Congresso.(Foto: Daniel Jordano/FAPEAM)

Analisar e discutir como a mídia aborda temas relacionados à ciência e saúde. Essa foi a tônica da nona edição do ‘Encontro FAPEAM de Jornalismo e Ciência’ ocorrido no último sábado (30), no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte), durante o  14º Congresso Regional das Ciências da Comunicação (Intercom Norte 2015).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O tema do encontro foi ‘Ciência dá Esperança: a espetacularização das notícias sobre tecnologia em saúde na mídia’. A pesquisadora em Comunicação, doutora Maria Ataíde Malcher, coordenadora do projeto Ciência e Comunicação na Amazônia (CIECz), da Universidade Federal do Pará (Ufpa), destacou que a divulgação de ciência vai além do jornalismo e afirmou que a espetacularização nem sempre é algo ruim. “O espetacular constitui a estética da mídia, mas como ele é usado é que devemos avaliar”, afirmou.

Outro debatedor, doutor Cristiano Paiva, médico uro-oncologista e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destacou o papel da divulgação como forma de promoção positiva da pesquisa. “No meu caso, a divulgação ajudou a impulsionar meu projeto que é desenvolver novas técnicas de cirurgias. A divulgação só ajuda”, ressalta.

A mesa-redonda foi mediada pelo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Yano Sérgio Gomes. Ele disse que a relação entre jornalistas e cientistas vem melhorando ao longo dos anos e que eventos, como esse da FAPEAM, ajudam na construção das relações para a divulgação da ciência. “Esse é um grande momento para fortalecer a relação entre as pessoas que fazem ciência no Estado. Hoje cientistas já não tem tanto receio em receber jornalistas para divulgar o trabalho.”

A participação da FAPEAM visa fortalecer a divulgação da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas. O evento integra as ações do Programa de Comunicação Científica da FAPEAM, com o intuito de abordar temáticas voltadas à difusão da ciência e impulsionar a integração de profissionais e estudantes de comunicação com cientistas.

Daniel Jordano – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *