Repam integra 33 instituições em Manaus
O Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, explicou que a Rede Metromao – interliga 33 instituições, sendo 15 de ensino e pesquisa, é a primeira etapa da REPAM. “Essa rede é um projeto desenvolvido e executado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, a UEA e a UFAM, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa. É resultado de investimentos do Governo do Amazonas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas e do Governo Federal, por intermédio da Finep”, disse Oliveira ao reiterar que está encaminhando a Fapeam um projeto para garantir o funcionamento e manutenção da rede. “Nosso objetivo final é dar condições para que os grupos de pesquisa possam ter melhores condições de trabalho e que a pesquisa possa ser aplicada para melhoria da qualidade de vida do povo”, defendeu.
Marilene Corrêa ressaltou que há 16 anos pesquisadores esperam por esta rede e que a sua implantação não passou pelos campos disciplinares, foi uma decisão política. "Lutamos por este projeto muito antes de assumirmos a SECT, ainda na Academia, discutíamos essa possibilidade. Em 2004, quando surgiu o projeto de integração com a RNP lutamos para que o Governo do Amazonas tomasse a decisão de financiar a construção da rede de fibra ótica. Temos a consciência dos benefícios gerados a partir dessa tecnologia. A UEA com certeza será um elo de alimentação dessa rede”, disse a reitora.
O diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa, Nelson Simões lembrou que Metromao faz parte do projeto Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep), cujo objetivo é implantar redes metropolitanas de alta velocidade em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade. “Hoje as universidades do Amazonas estão conectadas aos nove maiores centros nacionais. E como meta até 2010 temos de interiorizar e ampliar o sistema para atingir 400 municípios onde funcionam multi-campings, a exemplo do sistema da UEA. Essa é a 3.ª rede do país, Manaus está de parabéns”, falou Nelson.
A diretora técnica da Fapeam, Elisabeth Brocki, que esse foi um dos primeiros projetos financiados pela Fapeam, para infra-estrutura, e justamente numa área estratégica que é a comunicação. Ainda como parte dos investimentos na Repam, a SECT está investindo na implantação de telecentros no interior, sendo que já foram inaugurados os telecentros de Envira e Iranduba.
Informações adicionais
A Rede Metropolitana de Manaus conecta 33 instituições, facilitando e ampliando a divulgação de estudos científicos, a integração entre universidades e unidades de pesquisa e a troca de informações que exijam grande capacidade de banda. Instituições de ensino e pesquisa que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação à distância e interagir por meio de videoconferência, através de uma moderna rede de computadores de alta velocidade, proporcionando o uso de aplicações com banda larga como: educação a distância, videoconferência, telemedicina, tv digital e transmissão de link de dados.
Tecnicamente, Manaus está ligada ao link principal da RNP, em São Paulo, e capacidade de 16 mega de transmissão por segundo entre as instituições que integram o Comitê gestor : UEA/EST, UFAM, INPA, Fapeam, Sipam /Censipam, Cefet, Prefeitura de Manaus, Manaus Energia, Embrapa, CPRM, CBA, CT-PIM, PRODAM, FIOCRUZ, CETAM e Suframa.