Representantes de 16 municípios do Amazonas reunem-se na UEA


04/04/2013 – Políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Essa é a principal temática discutida por cerca de 50 pessoas no ‘Encontro para discussões e proposições acerca da Educação do Campo na Universidade do Estado do Amazonas’, realizado no auditório da reitoria da UEA.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Entre os participantes estão professores que representam 16 municípios do Amazonas: Boca do Acre, Careiro, Coari, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Além de professores e pesquisadores da UEA, o evento também conta com a participação da diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arminda Mourão, da professora Celi Nelza Zulke Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do professor Salomão Antonio Mufarrej Hage, do estado do Pará.

Para o reitor da UEA, professor Cleinaldo Costa, a Universidade tem desempenhado papel essencial na interiorização do conhecimento no Estado e, por isso, a discussão sobre a temática faz-se necessária para que cada município receba investimentos de acordo com sua necessidade. “Precisamos ouvir a respeito da especificidade de cada município. A UEA está a serviço do povo amazonense e não mediremos esforços para oferecermos o que temos de melhor por esta causa”, destaca o reitor.

A organizadora do evento, professora Joab Grana, esclarece que durante as atividades haverá um momento específico para a elaboração de proposições acerca da Educação do Campo. “Fechamos em um grupo pequeno de participantes justamente para conseguirmos trabalhar com ênfase na formulação dessas propostas”, ressalta.

A professora Cinthya Jardim leciona em Nova Olinda do Norte para turmas do Ensino Médio. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Ufam, a professora fez questão de participar do evento para fazer suas contribuições acerca das necessidades do município.

“Em Nova Olinda do Norte o transporte das crianças é limitado. Nós temos uma singularidade local e isso deve ser considerado no momento de pensarmos propostas para a Educação do Campo. Repetirmos políticas públicas de outros estados aqui no Amazonas não atenderá às nossas necessidades”, destaca.

O “Encontro para discussões e proposições acerca da Educação do Campo na Universidade do Estado do Amazonas” segue até esta quinta-feira (04/04), no auditório da reitoria da UEA.

Programa Projovem do Campo – Saberes da Terra

A UEA desenvolve em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) o Projovem do Campo – Saberes da Terra, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e que tem como objetivo frear o êxodo rural e garantir a permanência dos jovens agricultores familiares no campo. O projeto busca, ainda, qualificar e escolarizar agricultores familiares de 18 a 29 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental.

Fonte: UEA, por Lívya Braga

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *