Representantes de empresas e startups participam de Grand Prix de Inovação no Amazonas
Representantes de empresas e startups de Manaus, além de empreendedores e alunos dos Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Social da Indústria (Sesi) participam, até o final desta semana, do Grand Prix de Inovação no Amazonas voltado ao desenvolvimento de soluções para demandas da indústria. A competição é focada em três desafios: “Energia e Comunicação em Ambientes Remotos”, “Sistema de Suprimentos” e “Reuso de Produtos Eletrônicos”, temas escolhidos para desenvolvimento nos três dias do GP, tendo como um dos principais critérios a ligação com a área de eletroeletrônicos e indústrias.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O evento iniciou na última quarta-feira (08/04) e segue até esta sexta-feira (10/04) na sede do Senai, na Avenida Rodrigo Otávio, 2.394, Distrito Industrial. O Grand Prix de Inovação no Amazonas é realizado pelo Senai com apoio do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os projetos ficarão disponíveis no Banco de Ideias, no site do Senai Nacional, para avaliação de empresas e startups que queiram investir em inovação. (Foto: Senai)
“A intenção do SENAI com a realização do Grand Prix de Inovação no Amazonas é voltar o olhar para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), para as ideias inovadoras que poderão ajudar muito a alavancar as demandas impostas às empresas”, disse o diretor do Instituto SENAI de Inovação, José Casarini.
Durante a competição, três equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, serão as responsáveis por criar soluções inovadoras para atender as demandas dos desafios propostos no GP. As escuderias serão formadas por seis membros, entre eles um design de produto, professores, alunos de graduação e técnico, e empreendedores. As soluções dos desafios serão exibidas para votação por meio de telões espalhados no local, podendo ser vistas por investidores, empresas e instituições parceiras. A solução mais votada terá o protótipo físico do produto elaborado, assim como o modelo de negócio para o mercado.
Os projetos também ficarão disponíveis no Banco de Ideias, localizado no site do Senai Nacional, para avaliação de empresas e startups que queiram investir em inovação. A programação contará também com as palestras ‘Design Integrado de Processo (DIP)’, ‘Design for Environment’ (design sustentável), apresentação de casos de sucessos de empreendedores, programas de inovação da FAPEAM, Edital SESI/SENAI de Inovação e laboratório aberto.
Programação
08/04 – Abertura às 9h – Largada às 14h
09/04 – Competição aberta ao público de 9 às 22h
10/04 – Bandeirada final às 14h – Premiação às 18h
Fonte: Senai