Resultado de Processo Seletivo para novas bolsas de iniciação científica é divulgado pela Embrapa
29/08/2013 – A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) divulgou, nesta quarta-feira (28/08), o resultado do Processo Seletivo Complementar que selecionou bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da instituição. As novas bolsas de Iniciação Científica disponibilizadas neste processo complementam as outras 41 que já haviam sido concedidas para o período 2013-2014.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A lista com os nomes dos estudantes selecionados, além dos prazos e procedimentos que devem ser cumpridos para registro e assinatura de contrato no Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental podem ser consultados através do site da empresa (www.cpaa.embrapa.br). Dúvidas podem ser esclarecidas com a analista do SGP da Embrapa Amazônia Ocidental, Deise Souza, através do telefone 3303 7853 ou do e-mail deise.souza@embrapa.br.
As novas bolsas foram disponibilizadas através do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas), gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O mesmo programa já viabiliza outras 30 bolsas na Embrapa Amazônia Ocidental. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), também apoia o Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, com a disponibilização de outras 11 bolsas.
Programa de Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental busca proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. Também é objetivo do trabalho estimular pesquisadores a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento; preparar clientela qualificada para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores; e contribuir para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no País.
A iniciação científica possibilita ao estudante os primeiros contatos com a ciência. É neste momento que o bolsista exerce práticas científicas como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos, além de outras atividades envolvendo o ofício de pesquisador.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental