Reunião da SBPC em Manaus começa a ser planejada


A comissão organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect) e composta de representantes de instituições de ensino e pesquisa locais, também está auxiliando o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor José Pedro Cordeiro, na organização da 61a. Reunião Anual da SBPC, a ser realizada em Manaus, na segunda semana de julho de 2009.

Na reunião desta manhã, realizada na Sect, o professor Cordeiro informou a intenção de participar de edital do CNPq com proposta de Divulgação da Ciência no interior do Estado. A idéia é criar um planetário e levar a ciência às comunidades rurais em um barco, que será denominado barco da ciência. “Nós queremos, primeiro, adquirir equipamentos e o planetário para depois, com parte dos recursos, alugar um barco e sair pelo interior do Estado levando ciência para os ribeirinhos”, disse Cordeiro.

O professor Cordeiro é coordenador do projeto Casa da Física, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que populariza a ciência entre alunos das escolas de ensino fundamental e médio. Participam do projeto mais de 300 estudantes, segundo Cordeiro. A maioria, além de estudar física, desenvolve experiências e apresenta seus trabalhos em eventos públicos, como a Semana de Ciência e Tecnologia.

 

Valmir Lima – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *