Reunião define datas e prazos para editais da RedeBio
Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosméticos (RedeBio) será debatida em reunião entre Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), em São Luís (MA), nesta sexta-feira
A reunião que determinará as perspectivas e metas acerca do funcionamento da Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosméticos (RedeBio) acontece amanhã (20), em São Luís, no Maranhão. O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, participa do encontro, juntamente com diretores das FAPs do Pará (Fapespa), do Maranhão (Fapema) e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Tocantins.
Pará, Amazonas, Maranhão e Tocantins integram a RedeBio, a qual, de acordo com Sena, representará um dos maiores investimentos realizados, até então, no setor de ciência e tecnologia de cosméticos.
"Na reunião, os termos dos editais que serão abertos para pesquisadores da área tenderão a ser concretizados, ao que tudo indica. A idéia é esgotar as discussões sobre os processos burocráticos para o fomento de biocosméticos e depois divulgar os resultados obtidos", enfatizou Sena, destacando que, a partir da próxima semana, os interessados já poderão ler, no site da Fapeam (https://www.fapeam.am.gov.br), mais dados sobre a RedeBio.
A proposta de criação da Rede RedeBio, de acordo com Sena, visa gerar emprego e renda para populações amazônicas que trabalham no segmento da coleta e melhoramento de matéria-prima para produção de cosméticos, sobretudo aqueles que podem ser extraídos de plantas nativas da Amazônia e que, por isso, recebem a denominação de biocosméticos.
O diretor-presidente da Fapema, Sofiane Labidi, será o anfitrião do encontro que acontece amanhã (20), das 8 às 18h, em São Luís, no Maranhão.
Passagem de cargo
Antes da reunião no Maranhão, Odenildo Sena formaliza, nesta quinta-feira, a passagem do cargo de presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no Distrito Federal (DF), em Brasília.
O presidente da FAP de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges, assumirá o cargo e passará a representar a entidade e os respectivos interesses do Conselho.
Renan Albuquerque – Agência Fapeam