Sai lista com os nomes dos aprovados em programas para a formação de doutores no Amazonas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou, nesta segunda-feira (5), a lista com os nomes dos candidatos aprovados nos Programas de Desenvolvimento Científico Regional (DCR/AM – Edital 024/2013) e o de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam/AM – Edital 022/2013), ambos em fluxo contínuo. Significa que as bolsas são disponibilizadas enquanto houver recursos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os Programas concedem bolsas de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação e têm como finalidade estimular profissionais a desenvolver pesquisas em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento do Estado do Amazonas (capital e interior), além de fixar profissionais com reconhecida competência.
Fixam/Am
Trata-se da 6ª chamada do Programa Fixam/AM, no qual foram aprovados quatro proponentes, entre os quais estão duas pesquisadoras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Ruby Vargas Isla e Maeda Batista dos Anjos, além das pesquisadoras Andréa Felix Listik, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Ludmila Monteiro da Silva Tanaka, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Responsável pelo projeto ‘Produção de Lentinula raphanica, um cogumelo comestível da Amazônia: utilizando substratos regionais’, Ruby Vargas Isla disse que os investimentos do programa contribuem para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade. “Com o auxilio poderemos dar continuidade nas pesquisas iniciadas no mestrado, por exemplo”, observou.
DCR/AM
Trata-se da 6ª chamada do DCR/AM, o qual aprovou três propostas, sendo uma dos pesquisadores Alessandro Gasparetto Bifi (Inpa/MCTI), Marcelo de Castro Leal (Uninilton Lins), e Daniel Scopel, do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-AM).
Aprovado com o projeto ‘Saneamento em áreas indígenas a partir de uma perspectiva antropológica: cosmografia, práticas de autoatenção à saúde e políticas públicas na Amazônia’, Daniel Scopel acredita que essa iniciativa traz estímulos para outros doutorandos continuarem seus trabalhos.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM