Samuel Benchimol é destaque no Seminário Pioneirismo Brasileiro e o Amazonas


07/12/2012 O coordenador do projeto ‘Pioneiros e Empreendedores: a Saga do Desenvolvimento no Brasil’,   Jacques Marcovitch, fez um balanço geral sobre as exposições ocorridas durante o ‘Seminário Pioneirismo Brasileiro e o Amazonas’.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo ele, as exposições foram extremamente ricas com depoimentos fortes de pioneiros, empresários, antropólogos, historiadores, dentre outros profissionais que apresentaram suas ideias e sugestões para o desenvolvimento regional e nacional.

Marcovitch acredita que houve uma série de contribuições que demonstraram a necessidade de se aprender cada vez mais o contexto regional sobre os pioneiros brasileiros e, simultaneamente, compreender as imposições dos desafios para elaboração da exposição sobre o pioneirismo brasileiro com a especificidade regional. “Uma exposição está prevista para ocorrer nos meses de maio e de junho de 2013, no Centro Cultural Palácio da Justiça, sobre o tema”, disse o coordenador.

Pioneirismo e Inovação

A exposição ‘Pioneirismo e Inovação’ proferida pelo presidente do Grupo Bemol, Jaime Benchimol,  teve como base sua experiência vivida, demonstrando as importantes decisões determinantes para indução da inovação competitiva no Brasil e para o Amazonas, traçou os principais desafios para inovação, apresentando características do empreendedorismo pioneiro como catalisador do processo de inovação e. por último, as características da inovação no século 21.

O empresário traçou toda a trajetória do pesquisador Samuel Benchimol, com exemplo de padrão de pioneirismo no Estado do Amazonas, demonstrando a capacidade de superar adversidades, materialização de sonhos, o qual construiu um legado de desenvolvimento para o Amazonas.

Segundo ele, o professor Samuel Benchimol foi um homem de múltiplas atividades, tanto na área acadêmica quanto empresarial. “Na área acadêmica, foi professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formando gerações de economistas, advogados e administradores e como escritor publicou 42 livros e, aproximadamente, 60 artigos, voltados para a temática sobre a Amazônia, considerada como sua grande paixão”, listou.

Cinco princípios

O empresário acrescentou a liderança de Samuel Benchimol na consolidação da comunidade judaica do Amazonas, com a construção de templos e clubes para os religiosos. Ele destacou o empreendedorismo Benchimol na criação, há 70 anos, do grupo empresarial Fogás/Bemol, cuja base apresenta valores que fizeram parte da primeira geração que está sintetizado em cinco princípios que são a integridade, o respeito, economia, a energia e a melhoria contínua.

“Estes princípios estão interligados com a forma de criação de meus pais e avós, e foram ajustados na organização, o que permitiu uma tomada de decisão acertada, fazendo com que gerações posteriores alicerçassem decisões, independentemente, das atividades da empresa”, finalizou Jaime Benchimol. 

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *