SBPC: Amazonas leva pesquisa de ponta para exposição em Natal


Natal (RN) – 26/07/2010 – De sementes da Amazônia, produtos desenvolvidos com couro de peixe a tecnologias de ponta para identificar focos de dengue no Amazonas. É com essa diversidade de resultados em pesquisa científica e tecnológica que o maior Estado do país está representado na ExpoT&C, no campus da UFRN em pavilhões climatizados de 6 mil metros quadrados.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) está presente, expondo suas principais atividades de fomento à ciência ao público circulante, estimado em 5 mil pessoas por dia. O estande da FAPEAM está localizado no estande do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

vspace=10Segundo o coordenador do Núcleo de Eventos da Fundação, Bruno Lopes, o objetivo é levar ao grande público as atividades desenvolvidas pela FAPEAM, demonstradas por meio de publicações da instituição, como a Revista Amazonas Faz Ciência e vídeos que apresentam resultados de pesquisas desenvolvidas com o apoio da FAP. “A exposição é uma grande oportunidade para dar visibilidade às ações realizadas pela Fundação em todo Estado”, destacou.

De acordo com o secretário-executivo do Confap, Luís Carlos Nunes, a expectativa é de que a participação das FAPs seja cada vez mais ampliada nos eventos científicos. “Essa é a oportunidade para potencializar a integração entre as FAPs e o público. As Fundações trocam experiências e têm uma visão mais globalizada sobre suas ações”, afirmou.

O Amazonas também conta com um estande de 96 metros quadrados, representado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), que trouxe como temática “Ciências do Rio-Mar”, relacionada com o tema central da 62ª SBPC “Ciências do Mar: herança para o futuro”. Nesse espaço várias instituições locais apresentam suas mostras de como a ciência está sendo desenvolvida no Estado.

“A cada ano, o Estado está ampliando sua participação neste evento, que é um dos maiores da América Latina. No ano passado, o evento foi sediado em Manaus e teve uma grande visibilidade local. O estande é uma consequência de todos os esforços e investimentos realizados em ciência e tecnologia no Amazonas”, frisou.

Sobre a Expo T&C

vspace=10Durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá até a sexta-feira, 30/07, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), será possível conhecer virtualmente o interior do único navio polar brasileiro e ver como funciona o satélite sinobrasileiro CBERS. Desenvolvidos por instituições de pesquisa brasileiras, exemplos de tecnologias como essas estarão em exibição na ExpoT&C – uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que integra as atividades do maior evento científico do País.

A exposição reunirá 120 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, além de outras organizações de todo o País, interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre elas estarão o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Ministério da Educação (MEC); e a Marinha do Brasil.

 

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *