SBPC conta com exposição de trabalhos desenvolvidos no Amazonas


21/07/2010 – Pesquisadores amazonenses estarão em peso representando o Estado durante a 62ª Reunião Anual  da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que inicia no próximo domingo, 25/07, em Natal (RN). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) concedeu 51 passagens aéreas nacionais a acadêmicos e pesquisadores locais para participar desse grande evento.

A concessão foi realizada por meio do Edital 017/2009 e motivada pelo interesse dos participantes. As passagens foram concedidas por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). O evento vai acontecer no período de 25 a 30 de julho deste ano, em Natal (RN).  

Os pesquisadores irão participar da programação da SBPC e da Expo C&T, local onde serão expostos os trabalhos desenvolvidos por várias instituições. Com o apoio da FAPEAM, irão participar 20 trabalhos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 23 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dois do Instituto Federal de Educação (Ifam), dois do Centro Universitário Nilton Lins, dois do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e mais dois sendo um da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um da Fiocruz.

O que despertou a atenção da comissão avaliadora foi o número de propostas feitas por pessoas de municípios como Itacoatiara, Coari, Tefé e Parintins. Das 50 solicitações, 31 foram de acadêmicos e pesquisadores do interior que irão apresentar os resultados de suas pesquisas para o restante do país.

Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, é impressionante o número de pessoas envolvidas com ciência, tecnologia e inovação no Amazonas. “Isso demonstra o quanto o trabalho da Fundação tem sido essencial para alavancar a CT&I, juntamente com os seus parceiros no apoio aos projetos de pesquisa em nosso Estado”, salientou.

Com o tema "Ciências para o mar: herança para o futuro", o evento deve abordar também outras discussões como temas relacionados às mudanças climáticas e Amazônia. Na abertura e encerramento do evento, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, serão palestrantes de conferências.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vai apresentar suas ações para o público participante, integrando o estande do Conselho Nacional das FAPs (Confap). Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), o estande do Amazonas, ocupará um espaço de 96 m2, com a participação de instituições governamentais, de pesquisa e institutos tecnológicos como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Instituto Nokia de Tecnologia.

 

Sobre a 62ª Reunião Anual da SBPC

Criada em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa dos avanços científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, bem como para a difusão e popularização da ciência no país.

O evento contará com 69 conferências, 61 mesas-redondas, 27 simpósios, 11 encontros e seis sessões especiais.

Link para a reunião http://www.sbpcnet.org.br/natal/home/

 

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *