SBPC: Embrapa terá forte atuação na Reunião


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai participar ativamente da programação da 61.ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que será realizada de 12 a 17 de julho, no Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus-AM.

Serão expostos resultados de pesquisa e serviços direcionados para o setor primário, cujas atividades têm um forte comprometimento com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

Este ano, em comemoração ao centenário de ensino superior do Estado do Amazonas, o tema da SBPC será “Amazônia – Ciência e Cultura” em busca de descobertas, inovações e soluções tecnológicas para o pleno desenvolvimento da região. Paralela à Reunião Anual acontecerá a EXPOT&C, com a participação de dezenas de instituições públicas e da iniciativa privada, que estará aberta ao público das 10h às 20h.

 

Sob a coordenação da Embrapa Sede (Brasília-DF), quatro Unidades da Embrapa estarão participando da exposição em um estande de 108 metros quadrados: Amazônia Ocidental (Manaus-AM), Informática Agropecuária (Campinas-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Rondônia (Porto Velho-RR). Os materiais a serem mostrados variam desde cascas, sementes, óleos e mudas de plantas, até os mais modernos processamentos para reprodução em cultura de tecidos e equipamentos diversos. Haverá degustação da banana BRS Conquista, de suco e balas de cupuaçu, café expresso e queijo de búfala. Serão apresentados vídeos e distribuídos folders e publicações técnicas diversas.

 

Durante a programação da SBPC, a Embrapa vai participar do lançamento de dois livros: “As Terras-Pretas de Índio da Amazônia: sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas”, de autoria do pesquisador Wenceslau Teixeira, um dos maiores especialistas em ciência do solo; e “Domesticação e Melhoramento: espécies amazônicas”, escrito por renomados cientistas brasileiros com vasta experiência na Amazônia.

 

O livro “As Terras-Pretas de Índio da Amazônia: sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas”, será divulgado inicialmente na forma de CD-Book e se constitui na primeira publicação em língua portuguesa a abordar este tema, que é amplamente discutido por pesquisadores em todo o mundo que buscam maiores informações sobre os fatores e os processos da formação desse fenômeno tão comum na Amazônia.

 

Por ser um solo altamente fértil – possui grande concentração de fósforo, cálcio e outros nutrientes – , a Embrapa busca replicar a sua composição em outras áreas.

 

Composta por 22 capítulos, a obra “Domesticação e melhoramento: espécies amazônicas” se propõe a mostrar os segredos da domesticação das espécies amazônicas, tais como: castanheira, cupuaçuzeiro, guaranazeiro, caiauezeiro (dendê amazônico), seringueira, tucumãzeiro, pupunheira, espécies medicinais, hortaliças dentre outras. O conhecimento destas espécies e de como utilizá-las em benefício do homem sem agredir a natureza é um dos grandes desafios que a ciência vem desvendando.

 

Editado por Aluízio Borém, professor da Universidade Federal de Viçosa; Maria Tereza Gomes Lopes, da Ufam e Charles Clement, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o livro tem a participação de 30 pesquisadores da Embrapa. Foi financiado pelo projeto CTIAFAM, com a participação da Finep, Fapeam, Embrapa Amazônia Ocidental, Inpa, Ufam e UEA. Tem prefácio escrito pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, cuja presença é esperada para o lançamento dia 16/07 (quinta-feira), às 17h, no estande da Embrapa.

 

Fóruns de discussões

 

Os pesquisadores da Embrapa estarão presentes em várias mesas redondas e fóruns de discussões que acontecerão em Auditórios e salas de aula do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Dia 16/07 – no horário das 8 às 19h, o pesquisador Wenceslau Teixeira,estará participando do grupo de trabalho Terra Preta Nova, que  será realizado na sala 01, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

 

Dia 16/07 – no horário das 15h30 às 18h, o pesquisador Dr. Alfredo Homma, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), falará sobre “Amazônia: Meio Ambiente, Tecnologia Agrícola e Segurança“. A palestra será realizada no auditório Rio Jatapu, da Faculdade de Educação.

 

Dia 17/07 – no horário das 15h30 às 18h, a diretora da Embrapa, pesquisadora Dra. Tatiana Deane de Abreu Sá, participará da mesa-redonda “Impacto da Variabilidade Natural do Clima: Recursos Hídricos, Agricultura, Saúde, Mobilidade Social. O evento ocorrerá na sala 15 da Faculdade de Direito.

 

Dia 17/07 – das 8h às 19h, os pesquisadores Drs. Etelvino Henrique Novotny (Embrapa Solos) e Wenceslau Teixeira participarão de visita monitorada aos sítios arqueológicos e uso de terra-preta na Costa do Açutuba, município de Iranduba (AM).

 

Fonte: Ascom Embrapa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *