SBPC espera 12 mil pessoas em Manaus


Na coletiva realizada na tarde de quinta-feira (2/7), na sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, reforçou as expectativas para o evento que será realizado no período de 12 a 17 de julho de 2009, para o qual são esperadas 12 mil pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes e público em geral.  

Raupp afirmou que as reuniões anuais da SBPC são fundamentais para o desenvolvimento social brasileiro e para o entendimento do uso racional da ciência e da tecnologia. O presidente da SBPC também ressaltou a importância dos parceiros para a realização da reunião, entre eles, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

“A SBPC não se faz sozinha, se faz com parceiros e com o apoio do governo do Estado do Amazonas”, afirmou Raupp.

Além disso, o presidente esclareceu que, para promover um evento desse porte na Amazônia, é necessário um cuidado especial com a realidade da região. “Se nós não tivermos um cuidado racional em termo de lógica e medições, não adianta. É preciso a realização de mais reuniões regionais preparatórias”, explicou Raupp.

Este ano, a reunião regional preparatória da SBPC aconteceu no município de Tabatinga, interior do Amazonas, no campus da UEA, com o tema “Conhecimento na fronteira”. 

Na opinião do secretário da Sect-Am, José Aldemir de Oliveira, a 61ª reunião da SBPC é uma oportunidade para a sociedade brasileira e amazonense discutirem ciência e tecnologia, divulgando assim o que faz a SBPC, tentando buscar soluções para os problemas que se referem a C&T. 

A SBPC oferecerá cerca de 160 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho e encontros, além de uma exposição que contará com 2.290 pôsteres científicos de 50 universidades e fundações de pesquisas de 20 Estados do país e do Distrito Federal. Participam da programação científica importantes pesquisadores de todo o Brasil, que discutirão a questão da Amazônia sob a ótica da ciência e da tecnologia.                                            

Na coletiva, também estavam presentes o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Nelson Nakagima, e a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa.


SBPC Jovem

Em sua 61ª edição da reunião anual, a SBPC conta com o apoio e coordenação da Sect-AM para a realização do SBPC Jovem. Com a programação voltada para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas, com objetivo de despertar o interesse pela ciência e de aproximar pesquisadores renomados e estudantes. Cerca de 3.500 jovens se inscreveram para participar de oficinas, exposições interativas, encontro com cientistas e de toda a programação montada no local do evento, como o “Circo da ciência”.

  

Janaína Karla e Luana Ribeiro – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *