Secretário do MCT realiza workshop em Manaus


O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Guilherme Pereira, realizou um workshop, na manhã quarta-feira (15/4), em Manaus, sobre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A atividade aconteceu na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, bairro de Flores, zona centro-Sul.

O Sibratec é uma rede estruturada que deverá congregar entidades (empresas, institutos de pesquisa e ensino) estaduais que tenham por finalidade gerar produtos e/ou serviços novos para o público a partir de conhecimentos localmente desenvolvidos. Por isso, a rede ajudará a aglutinar as discussões em torno dessas propostas e viabilizar as melhores e mais importantes de modo mais ágil.

Durante o workshop, foi mostrado como a ferramenta poderá auxiliar no fomento de inovações tecnológicas não apenas em empresas, mas também em instituições de ensino e pesquisa sediadas em Manaus e no interior do Estado. “O objetivo principal do sistema é proporcionar condições para o aumento da taxa de inovação no Estado”, avaliou o palestrante do MCT.

Representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) foram alguns dos representantes estaduais que participaram do workshop. Membros da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect) e Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam) também compareceram ao encontro na reitoria da UEA.

Segundo Pereira, foi um momento importante na história da CT&I no Estado do Amazonas. “O objetivo é que haja a integração e que, com isso, sejam observadas melhorias tecnológicas daqui para frente”, disse ele. “Vamos ainda ao Cide (Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial) conhecer empresas potenciais que poderão utilizar o Sibratec”, assinalou, referindo-se à visita que ocorreu na tarde de quarta-feira (15/4), ao bairro de Crespo-São Lázaro, Zona Sul de Manaus, área vizinha ao Distrito Industrial, onde foram avaliados potenciais de novas empresas.

De acordo com o secretário da Sect, José Aldemir de Oliveira, as informações transmitidas no workshop foram fundamentais para a consolidação do sistema que está sendo implementado. Aldemir indicou que a continuidade do processo será favorável à dinamização da inovação tecnológica no Amazonas.

Para a diretoria do Departamento de Microempresas da Seplan, representada por Edmar Magalhães no workshop, o Sibratec ajudará ainda a formar recursos humanos. “Setores temáticos serão fomentados, dentre eles o de biotecnologia e dos fitossanitários, por exemplo. Assim, espera-se o melhor do sistema para os próximos meses”, declarou.

Rede de biocosméticos

Durante a tarde, o Guilherme Pereira esteve reunido com o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, com o secretário da Sect, José Aldemir de Oliveira, e com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Tocantins, Alan Rickson Araújo.

Na reunião foi apresentada a proposta da Rede de Biocosméticos. Essa rede resulta de parceria entre as fundações de amparo à pesquisa e secretarias de ciência e tecnologia dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Tocantins e Amapá. Seu objetivo é apoiar a geração de produtos e pesquisas em biocosméticos na região. Na ocasião, foram discutidas parcerias e convênios para o aporte de bolsas e apoio institucional.

 

Renan Albuquerque – Agência Fapeam

Colaboração Luana Ribeiro

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *