Sect apresenta ações de Ciência e Tecnologia para 2006
As ações em Ciência e Tecnologia do governo do Estado do Amazonas para 2006 foram apresentadas ontem a representantes das instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) mostraram seus planejamentos para o ano. O destaque ficou para o aumento do número de atividades de incentivo e desenvolvimento de recursos humanos qualificados para atuação em pesquisa científica. A Sect é responsável pelo desenvolvimento das políticas de Ciência e Tecnologia do governo do Estado, articulando com Fapeam e Cetam. A secretaria é responsável pela articulação das atividades de CeT com outros ramos de atividades das demais secretarias do poder executivo.
A Fapeam é o braço executor da política estadual de CeT. tem como objetivo básico fomentar a pesquisa e investir na formação de Recursos Humanos para atuar em Ciência e Tecnologia no Estado, nas diversas áreas do conhecimento, visando aumentar os conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social do Amazonas.
O Cetam tem como objetivo promover diretamente a educação profissional no Estado, nos níveis básico, técnico e tecnológico, como instrumento de cidadania para gerar ocupação e renda, em articulação com os programas de governo.
Os três órgãos apresentaram a reitores, pró-reitores e representantes das instituições que atuam na área, as principais ações a serem realizadas neste ano. A diretora técnico-científica da Fapeam, Professora doutora Elizabete Brocki, mostrou o calendário de editais e apresentou as demais ações institucionais da Fundação. Ela destacou os editais que visam o intercâmbio das instituições, como o Parev e o Pape, e os que estimulam a atração de doutores para o Amazonas, como o DCR e o Jovem Doutor Amazônida.