SECT articula a cadeia produtiva do Biodiesel
Secretarias estaduais e instituições privadas estão articulando a cadeia produtiva do biodiesel no Amazonas com bases científicas desenvolvidas por grupos de pesquisas financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), como fator decisivo nas estratégias de ação do Programa Estadual do Biodiesel. A articulação é da Secretaria Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), com base em política do Governo Federal para o setor.
O Programa Estadual do Biodiesel foi discutido na manhã de hoje, na sede da Sect, na avenida Recife, zona Centro-sul, com participação da secretária Marilene Corrêa, o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Pedro Falabela, o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o gerente nacional de biocombustíveis da Petrobrás, José Carlos Miragaya, e a chefe-geral do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, Maria do Rosário Lobato Rodrigues. Também participaram representantes da Federação de Indústria do Amazonas (Fieam), prefeitura de Tefé e do Banco da Amazônia S.A.
A participação de todos os atores na construção do programa é apontada como principal articulação para garantir a viabilidade de produção do biocombustível no Amazonas, atendendo às necessidades do setor privado, público e contemplando as expectativas dos povos tradicionais que pretendem investir no cultivo matéria-prima para o programa.