Sect/AM lança Programa Radar de Oportunidades


 30/08/2011  A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM) por meio do Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Deapi) lançou na tarde da última segunda feira, 29 de agosto, o Programa Radar de Oportunidades. O lançamento contou com a participação do secretário da Sect, Odenildo Sena, e de representantes de outras secretarias do Estado.

O Radar de Oportunidades é um programa de monitoramento sistemático das oportunidades de fomento e oferta de ações voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Lançado em 2009 pela Sect/AM, o programa oferece de forma gratuita e personalizada, os serviços de atendimento e orientação para acesso às oportunidades, além do acompanhamento da execução de projetos oriundos desses processos e divulgação dos resultados de maneira a difundir a cultura da C,T&I no Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na ocasião, Sena disse que o lançamento é uma ação necessária, pois o programa reforça a criação da cultura da Ciência e Tecnologia (C&T) ao empresariado local para que este fique atento a sua realidade. “Quando o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) lança edital aos micros, pequenos e médios empresários, muitos deles desconhecem a possibilidade deste financiamento” exemplificou.  

O programa reestruturado deverá captar, traduzir e repassar informações detalhadas ao empresariado de forma gratuita. Assim, o Sistema Público Estadual disponibiliza uma ferramenta importantíssima no campo de C&T.

Desconhecimento ainda é o maior entrave para o avanço /

De acordo com Sena, o desconhecimento empresarial pela inovação a novos produtos se deve pela falta de cultura em C,T&I. Ele acredita que, os micros e pequenos empresários deixam passar oportunidades de financiamentos. Como exemplos, Sena citou o edital do Pappe Integração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Programa de oportunidades  

Para o chefe do Deapi, Kleber Abreu Souza, o objetivo principal dessa nova estruturação do programa é conseguir monitorar oportunidades específicas para cada segmento. Segundo Souza, será um equívoco oportunizar uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) se o edital é destinado a empresas do segmento fitofármaco ou fitocosmético.

Programa é voltado a um público-alvo específico

Souza ressaltou que a reestruturação do programa busca encontrar oportunidades potenciais para um público específico. “O departamento está realizando todo o trabalho de mapeamento desses editais para que se possa atender o nosso cliente da melhor forma possível”, ressalta. 

Serviço

Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica – Deapi
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Sect/AM
Tel: (92) 4009-8108

Visite o site: www.sect.am.gov.br

Leia o blog: www.sectam.wordpress.com

Vire fã da Sect no Facebook: www.facebook.com/sect.amazonas

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/sectam / www.twitter.com/radarsectam

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *