Semana de C&T apresenta projetos com resultados sociais


Durante a abertura da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o diretor substituto do INPA, Wanderli Tadei, deu um exemplo prático e direto para mostrar como a Ciência e a Tecnologia (C&T) são importantes no cotidiano das pessoas. Ele citou a utilização de mosquiteiros impregnados com inseticida no controle da malária no Amazonas, o qual conserva suas características por cinco ou até mesmo dez anos depois de lavados.

“São avanços da C&T para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Não estamos em uma redoma. Estamos apresentando o produto final das pesquisas e isso é importante mostrar”, declarou Tadei. A cerimônia de abertura aconteceu ontem (01/10), à tarde, no restaurante do Instituto, e contou com a participação de vários cientistas do INPA que atuarão ativamente nas atividades que foram programas para receber os alunos das escolas das redes municipais, estaduais e privadas.

Segundo o coordenador de extensão substituto, Hugo Guimarães de Mesquita, a idéia de descentralizar as atividades da Semana Nacional de C&T é envolver as pessoas que não têm como acessar as pesquisas realizadas pelos Institutos e Universidades da região. Ele disse que foram cadastrados mais de 800 eventos no Amazonas e que ¼ de toda a programação conta com a presença de cientistas do INPA. “Serão realizadas diversas atividades na Estação Ciência, por exemplo, trabalhos com leishmaniose e peixes, a barraca “Amazônia Noturna”. Além disso, o INPA participará de eventos na Assembléia Legislativa, em Brasília, e na inauguração do Museu Nacional de Brasília”, enfatizou.

Para dar andamento a todas as ações da Semana, o Instituto estará de portas e laboratórios abertos para receber os alunos e mostrar os resultados das pesquisas feitas na área de tecnologia de alimentos, nutrição, ciências da saúde, química da madeira, solos etc. Foi o que explicou a Coordenadora de Pesquisas do Instituto, Lucia Yuyama.  

A abertura oficial da Semana de C&T ocorreu ontem, pela manhã, no Studio 5 Centro de Convenções, onde funcionará a Estação Ciência. Este ano, o tema da Semana é “Terra” e tem como objetivo lançar um olhar sobre o planeta com o intuito de despertar as pessoas sobre os limites da exploração indevida dos recursos naturais (água, solo, terra etc) a fim de buscar alternativas saudáveis para solucionar a questão. Na ocasião, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, José Aldemir de Oliveira, destacou a importância do evento na divulgação dos trabalhos dos cientistas junto à sociedade, bem como os R$ 103 milhões investidos pelo Governo para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

No Amazonas, a coordenação do evento é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Ascom do Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *