Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá 39 dias de atividades neste ano


Ciência

Décima terceira edição inicia no dia 18 de outubro e se estende até 25 de novembro e acontece em todas as zonas da cidade

Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil, a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deve atrair cerca de 50 mil visitantes em Manaus entre os dias 18 de outubro e 25 de novembro deste ano, conforme projeções da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), organizadora do evento.

Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em todas as zonas da capital e no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), segundo informações da Seplan-CTI.

O objetivo da Semana é aproximar a população local do universo dos pesquisadores. Para isso, centros de convivência da família e do idoso, escolas, institutos de pesquisa e centros de inovação sediarão eventos da 13ª SNCT, que este ano terá cinco etapas que serão realizadas ao longo de 39 dias.

Dentro da programação da SNCT está prevista realização da “Feira de Ciência da Amazônia” (18 a 21 de outubro), a Oficina Culinária da Ciência (25 a 31 de outubro), a Expocti e a Feira da Gastronomia (3 a 11 de novembro), o Amazonas Inovador (ao longo da programação da SNCT) e o 2º Demo Day Amazonas (25 de novembro).

Em 2015, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vásquez. (Foto: Érico Xavier)

O Centro de Convivência Padre Vignola e a Escola Aldeia do Conhecimento, ambos na Cidade Nova, Zona Norte, serão usados para a difusão da ciência naquela zona da cidade. Na Zona Sul, as atividades da SNCT ocorrerão no Centro de Convivência do Idoso e na Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida. Já na Zona Leste, a programação será realizada no Ceti Elisa Bessa Freire e Senai. O Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e a Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá receberão a população da Zona Oeste.

Edição anterior

Em 2015, a 12ª SNCT reuniu mais de 20 mil pessoas no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), em Manaus. Naquele ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apostou na interatividade e, durante três dias de evento, testou o conhecimento de 1,5 mil visitantes no “Mundo Quis Saga”, jogo elaborado para edição do suplemento infantil da revista Amazonas Faz Ciência. Ao todo, 140 estandes de exposição foram montados.

Francisco Santos – Agência Fapeam

Foto: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *