Semana Nacional de C&T é lançada no Amazonas


Os organizadores da 6a. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas lançaram quarta-feira (22/4) em Manaus a versão estadual do evento, marcado para acontecer  simultaneamente, no período de 19 a 25 de outubro de 2009, em mais de 400 cidades brasileiras. Com o tema "Ciência no Brasil", a semana é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No Amazonas, a coordenação é da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A realização da sexta edição da SNCT pretende promover atividades relativas à ciência e tecnologia, divulgação e debates sobre o passado brasileiro de C&T, mostrando a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

Em 2008, a 5ª Semana Nacional de C&T no Amazonas alcançou o marco histórico ao realizar atividades diretas e indiretas nos 62 municípios do Amazonas, alcançando do o  segundo lugar no ranking nacional de atividades no evento, com 1.748 atividades e  participação de 140 instituições.

Segundo a organização nacional, a SNCT 2009 vai criar um movimento, em cada cidade brasileira, para se debater nas escolas, universidades, instituições, entidades e nos espaços públicos a situação da C&T em cada região e no país: sua história passada, seu contexto atual e seus desafios futuros, além de resgatar, em cada canto do país, as contribuições das pessoas do lugar para a C&T e para o conhecimento em geral.

A 6ª edição da semana vai fazer referência aos 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente pelo padre Bartolomeu de Gusmão e ao centenário da descoberta da doença de Chagas, pelo médico sanitarista Carlos Chagas.
 

Fonte: Ascom da Sect/Am

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *