Semana Nacional de C&T vai aproximar ciência da sociedade
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) exerce um grande papel no estreitamento dos laços entre ciência e sociedade. Foi o que afirmou o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Teixeira Sena. Ele disse que a FAP tem priorizado a difusão da ciência a fim de mostrar a importância das ações do sistema estadual de ciência e tecnologia, dos institutos de pesquisa e das universidades locais. "A sociedade tem que se tornar uma aliada nesse processo", ressaltou Sena.
A declaração foi feita quarta-feira (22/4), em Manaus, na sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante a reunião de lançamento da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, que será realizada simultaneamente em mais de 400 cidades brasileiras, no período de 19 a 25 de outubro de 2009.
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e localmente pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect) , a SNTC terá o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, além de mostrar a importância do setor para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.
Com o tema "Ciência no Brasil", a Semana vai possibilitar que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Para que isso aconteça, Sena acredita que é necessário diminuir a distância entre a sociedade e a academia, o que é ainda um entrave. Ele citou como exemplo a diminuição do orçamento do MCT, o qual teve um corte brutal. "Não se viu ou se ouviu a sociedade reclamar. Pelo contrário, a reclamação veio da academia, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dos secretários estaduais, das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), os quais, por natureza, sabem da importância da C&T", lembrou.
Em relação aos investimentos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Sena afirmou que independentemente dos recursos que serão disponibilizados pelo MCT, a Fapeam estará presente em todas as ações. "Sem dúvida o orçamento será apertado, pois dependemos da arrecadação estadual. Se a arrecadação cai, os recursos seguem o mesmo caminho", disse, lamentando e garantindo que não abrirá mão dos recursos destinados à formação de recursos humanos (mestres e doutores).
Oportunidades
O secretário estadual de ciência e tecnologia, José Aldemir de Oliveira, disse que a primeira reunião foi apenas para chamar as instituições locais para discutir o que o Estado pretende apresentar durante a SNCT. Ele ressaltou que a idéia é mostrar o que tem sido feito, além de difundir a importância da C&T na Amazônia por meio de novos caminhos e processos que levem ao desenvolvimento sustentável.
Para a reitora da UEA, Marilene Corrêa, a Semana será uma oportunidade para apresentar novas propostas na área científica, cultural e sustentável, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Júnior) da UEA, que foi apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao MCT.
"O programa tomou uma grande dimensão e já está nas mãos do secretário executivo de C&T do Ministério. A idéia é fechar algumas articulações locais para ser lançado durante a SNCT", finalizou Marilene.
Luís Mansuêto – Agência Fapeam