Seminário apresenta resultados de pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas, em parceria com ILMD/Fiocruz Amazônia
Começou nesta terça-feira (8/7) o Seminário de Apresentação de Resultados do Programa Estratégico para a Consolidação da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública na Amazônia. Um total de 14 projetos de pesquisas desenvolvidos no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vão ser apresentados durante os dias de 8 e 9 de julho.
A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação Técnica de Nº 018/2022 firmado entre a Fapeam e o ILMD/Fiocruz Amazônia, que visa incentivar a fixação de profissionais com mestrado e doutorado no estado do Amazonas, com intuito de desenvolver uma força de trabalho qualificada para atuar na região, além de alavancar a produção técnico-científica dos pesquisadores inseridos em grupos de pesquisa no estado.
Durante abertura do seminário, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o seminário marca o encerramento de um ciclo exitoso da parceria entre o Governo do Amazonas e o ILMD/Fiocruz Amazônia.
Na oportunidade, Márcia Perales reforçou ainda que desde o ano de 2019 o Governo do Amazonas investe de forma contínua e crescente na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado, o que possibilita o apoio à formação de recursos humanos altamente qualificados, aos PPGGs, a oferta de chamadas públicas em áreas prioritárias para o Amazonas, às parcerias regionais, nacionais e internacionais.
“Isso é possível também porque temos instituições fortes e pesquisadores de excelência”, disse a diretora-presidente da Fapeam agradecendo a parceria e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, que contribui para o fortalecimento da CT&I no Amazonas.
Sobre a parceria entre as duas instituições, a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, enfatizou que se trata de um momento importante de finalizar o acordo de cooperação com a Fapeam, que permitiu consolidar pesquisas e também os programas de pós-graduação e apoio a pesquisadores visitantes.
Segundo Stefanie, essa dinâmica é importante para a região para fortalecer a formação dos programas e dos projetos de pesquisa in loco, para que possa ser realizada cada vez mais e de forma integrada a pesquisa para a região amazônica com pesquisadores do estado. Ela reforça que nesse último acordo a ideia foi fortalecer através desses pesquisadores, os programas de pós-graduação, e alunos de PPGS.
“Aqui na unidade, estamos começando com os cursos de doutorado, com titulação nossa, e que precisam formar esses doutores e esses doutores formados precisam, talvez, do apoio daqueles mais experientes para que a pesquisa aqui seja feita de maior qualidade, que esses jovens doutores sejam nucleados nas instituições”, disse a diretora do ILMD/Fiocruz.
O Seminário de Apresentação de Resultados do Programa Estratégico para a Consolidação da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública na Amazônia segue até esta terça-feira (9/7), na sede do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam