Seminário avalia projetos de Inovação Tecnológica dos programas Tecnova e Pappe Integração, da Fapeam e parceria com a FINEP
Consultores conceituados participam das avaliações das 51 empresas contempladas nos dois programas, que tem parceria com a Agência Brasileira de Inovação ( FINEP)
As 51 empresas contempladas no Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresa de Pequeno Porte (Tecnova-AM), edital nº 025/2013, e no Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), edital nº 003/2011, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), iniciaram suas apresentações na manhã desta quarta-feira (26), durante o Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017.
O evento, que está sendo realizado no Hotel Caesar Business, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, e vai até esta quinta-feira (27), é uma realização da Fapeam e da Agência Brasileira de Inovação (Finep), com apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação e Geodiversidade (Secti) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
Participaram da mesa de abertura o diretor presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, o representante da Finep, Rui Gregório Andrade, o secretário executivo da Secti, Estevão Monteiro de Paula, e o representante do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota .A mesa de abertura foi composta por autoridades representantes: Gregório Andrade , René Levy, Estevão de Paula e Ronaldo Mota
Segundo o diretor presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, o Seminário recebe consultores de todo o país para avaliar os projetos que vêm sendo apoiados pela Fapeam, Finep e pelo Governo do Estado do Amazonas, que acredita nesse processo de fomento ao empreendedorismo e inovação, como mecanismos de promoção do desenvolvimento econômico do Amazonas.
“Posso destacar duas grandes importâncias desse seminário: a primeira é verificar o andamento desses projetos e quais as perspectivas futuras deles; a segunda grande importância diz respeito à sinalização que os consultores nos darão em relação ao caminho que a Fapeam pode trilhar com segurança, frente a essa realidade que o governador José Melo nos apresenta ao disponibilizar uma nova matriz econômica e ambiental para o nosso Estado”, disse Aguiar.
O diretor-presidente da Fapeam, René Levy, informa que o fomento ao empreendedorismo e inovação promovem o desenvolvimento econômico do Amazonas
Para o gerente de projetos descentralizados da Finep, Marcelo Camargo, esse evento vem avaliar os resultados e conclusões de cada projeto contemplado nos programas da Fapeam, em parceria com o Finep. “A inovação só se completa quando você consegue atender a uma demanda potencial de mercado, ou seja, cada projeto aqui começou com uma ideia, uma invenção, uma identificação de oportunidade de mercado, e o ciclo só se completa, tornando-se efetivamente inovação, quando você atende a essa demanda potencial, que é isso que nós estamos avaliando aqui”, afirmou Camargo.
O gerente da Finep Marcelo Camargo disse que a inovação só se completa quando atende uma demanda potencial de mercado
Perspectiva dos avaliadores e empreendedores
De acordo com o consultor independente, Mauro Lima, esse evento vem agregar valor principalmente aos empresários que estão conduzindo os projetos, visto que a troca de experiências com os consultores é benéfica para todos, pois, caso seja necessário, os empreendedores poderão dar um novo redirecionamento ao projeto, um alinhamento ou até mesmo uma aderência ao cronograma físico-financeiro.
O consultor independente Mauro Lima disse que o evento é uma oportunidade para troca de experiências com os demais consultores
Já para o empresário Fernando Tirolli, da empresa CQLAB Consultoria e Controle de Qualidade LTDA a oportunidade está em conseguir avançar nos projetos de inovação de cada empresa fomentada pelos programas da Fapeam. “É uma grande oportunidade que os Governos Federal e Estadual estão dando às empresas, porque quando se faz pesquisa, se tem um custo muito alto e muitas das vezes não se tem um retorno imediato. Porém, essa iniciativa da Fapeam vem para consolidar cada projeto e ajudar a avançar nessa área de inovação”, ressaltou Tirolli.
O empresário Fernando Tirolli elogia a iniciativa da Fapeam porque ajuda a consolidar cada projeto e avançar na área de inovação
Este é o segundo seminário de avaliação de projeto inovadores realizados em 2017. Outro está previsto para dezembro deste ano. O evento encerra nesta quinta-feira, com a avaliação geral dos programas de inovação realizados pela FAPEAM e a FINEP, de forma a poder aprimorar futuros editais de apoio à inovação em micro e pequenas empresas.
Repórter – Ada Lima (Agência Fapeam)
Fotos – Érico Xavier (Agência Fapeam)