Seminário em Rondônia discutirá Mudanças Climáticas
O “I Seminário Amazônico sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas”, um dos primeiros eventos pós-Copenhague (COP-15) vai acontecer no Auditório do ILES/ULBRA, Porto Velho(RO), entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2010.
O seminário é uma iniciativa da AREF (Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais) e da Agência ECO Eventos, Comunicação & Sustentabilidade, com apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo do Estado de Rondônia, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI), Prefeitura de Porto Velho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RO), Santo Antônio Energia, Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (CERON), entre outras empresas e instituições.
O diretor técnico-científico da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), João Batista Tezza, fará a palestra de abertura do “I Seminário Amazônico sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas”, que, na sua primeira edição, visa preparar gestores e demais profissionais para os projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O presidente do Comitê de Estudos sobre o Mercado de Carbono da OAB/SP, Flávio Lucas de Menezes, proferirá palestra sobre Principais Questões Jurídicas e Desafios Futuros para a implantação do Mercado Brasileiro de Reduções de Emissões (MBRE).
O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio e a atualização de informações sobre as Mudanças Climáticas e o Sequestro Florestal de Carbono na Amazônia, além de subsidiar profissionais e gestores públicos e privados na tomada de decisões estratégicas, conhecendo sobre o mecanismo REDD (sigla em inglês para Emissões Reduzidas por Desmatamento e Degradação florestal) e as oportunidades de negócios através de projetos MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).
Entre outros assuntos, os especialistas presentes devem discutir os pontos positivos e negativos da COP-15, que contou com a participação de diversos chefes de Estado e teve a participação de mais de 30 mil pessoas de 193 países.
Estão entre os temas à elaboração de projetos sustentáveis para a construção civil ou projetos “Green Building”, e os princípios importantes para a formação dos profissionais responsáveis pela concepção de projetos públicos e privados. Farão parte da programação a apresentação de “casos de sucessos”, projetos REDD e projetos MDL em funcionamento em diversos municípios do país e, para finalizar a programação, haverá um mini-curso sobre elaboração de projetos de carbono.
Para maiores informações e inscrições, entrar em contato com Flávia Gutierrez ou Paulo S. Oliveira, ou ainda pelo site: www.seminarioco2.com.br ou na sede da AREF, pelos telefones: (69) 3224-5021 / 9954-7797 / 9246-1803 / 9983-0056 ou por e-mail: florestal.aref@gmail.com / ecoeventos.ro@gmail.com.
(Foto: Divulgação/Associação Preserve Amazônia)
Agência Fapeam
(Com informações do site Tudo Rondônia)