Seminário Internacional de Políticas de Ensino Superior nos Países em Desenvolvimento
Nas últimas décadas, o ensino superior se expandiu drasticamente em todos os países em desenvolvimento, em função de sua transformação de sociedades predominantemente rurais e agrárias em sociedades principalmente industriais urbanas e de serviços. Essa expansão foi conduzida pela necessidade emergente de mais recursos humanos qualificados e também pelas aspirações crescentes por benefícios culturais, sociais e econômicos associados a uma melhor educação e às ocupações de alto nível.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para entender melhor essa evolução, pesquisadores de diferentes países se uniram para fazer um estudo comparativo do desenvolvimento, das políticas e perspectivas do ensino superior nos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O resultado deste trabalho foi apresentado em um livro recentemente publicado, Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society.
O objetivo do estudo comparativo foi compreender como as sociedades em transição estão enfrentando as questões relativas ao crescimento das aspirações e demandas por ensino superior; como elas lidam com os problemas de equidade e relevância; quais as políticas que estão sendo implementadas; quem são os principais stakeholders ativos nessa transformação; como as instituições e os sistemas de ensino superior dos países estão sendo transformados; e como os governos e as instituições estão encarando e lidando com as questões da internacionalização e globalização. Nesse sentido, o estudo e suas conclusões vão além dos BRICS e são relevantes para outras sociedades em desenvolvimento – como, por exemplo, a Indonésia e o México, que poderiam ter sido incluídos no projeto se não fossem as limitações de recursos.
O Seminário
O objetivo do Seminário Internacional de Políticas de Ensino Superior nos Países em Desenvolvimento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, é apresentar os principais resultados deste estudo e discutir as implicações políticas desses achados.
A primeira parte do Seminário será dedicada à apresentação das principais conclusões do estudo, mostrando em cada sessão um esboço de temas específicos e o exemplo de um caso nacional, de modo que, no final, todos os países participantes terão sido apresentado. Na segunda parte, os especialistas externos serão convidados a refletir sobre o que anteveem como as principais consequências e possíveis implicações políticas dos padrões empíricos identificados no estudo.
O Seminário é organizado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), Rio de Janeiro, em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências, e será presidido pelo Acadêmico Simon Schwartzman, do IETS. participam do Comitê Organizador, ainda, Rómulo Pinheiro, da Universidade de Agder, Noruega; e Pundy Pillay, da Escola de Governo da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo. Os organizadores são gratos à Fundação Ford por seu generoso patrocínio.
Serviço
Seminário Internacional de Políticas de Ensino Superior nos Países em Desenvolvimento
Data: 21 e 22 de setembro
Local: Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)
Inscrições: mande um e-mail para fwolter@abc.org.br com seu nome, instituição à qual está vinculado, número de RG ou CPF e contatos
Mais informações: fwolter@abc.org.br / (21) 3907-8128
Fonte: ABC