Sérgio Gargioni é eleito presidente do Confap em Salvador


08/03/2012 – Salvador (BA) – O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, foi aclamado na manhã desta sexta-feira para a presidência do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A vice-presidência da entidade ficou sob responsabilidade do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (Fapitec), Ricardo Santana. 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

 

Eles tomam posse no próximo dia 16 deste mês e permanecem no cargo por um mandato de dois anos. "Como homem maduro e com a experiência adquirida em toda a minha vida, quero poder contribuir para mais uma causa coletiva", disse. Gargioni elencou três eixos principais que serão adotados em sua gestão no Confap e aos quais serão acrescidas metas discutidas em conjunto com os diretores-presidentes das FAPs do Brasil. 

São eles: Administrativo, com melhorias nos processos burocráticos e estímulo às ações nos grupos de trabalho; Estratégico, com diálogo permanente entre os membros dos Confap e demais instituições parceiras; e no eixo Político, para consolidar o Conselho como uma instituição que deve ser ouvida pelos entes políticos e executivos. 

Relacionamento com as FAPs

/O vice-presidente do Confap, Ricardo Santana, disse que pretende melhorar o modelo de relacionamento entre as FAPs. "Nossa intenção é melhorar a relação entre nós mesmos, com reuniões não só entre os diretores-presidentes e técnico-científicos, mas também com os diretores administrativos", informou Santana. 

A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, se colocou à disposição para auxiliar a nova presidência do Conselho.

Ela foi escolhida entre os diretores-presidentes das FAPs do Norte para assumir a diretoria regional das Fundações do Norte. "Uma das coisas primordiais do Confap é que sempre em nossas decisões buscamos pelo consenso e isso foi respeitado na escolha do novo presidente. É uma tarefa árdua, mas ele (Sérgio) conta com o apoio de todos", afirmou Maria Olívia Simão.

Foto1: Sérgio Gargioni (Presidente da Fapesc e novo presidente do Confap eleito), Maria Olívia Simão (Presidenta da FAPEAM), Mário Neto Borges (Presidente da Fapemig e atual presidente do Confap) e Ricardo Santana (Presidente da Fapitec e vice do Confap, recém-eleito). (Crédito: Camila Carvalho)

Presidência

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e atual presidente do Confap, Mário Neto Borges, deixará o cargo, mas garantiu que atuará junto à nova presidência. 

"Se nós não fizemos o melhor é porque não tínhamos condição de fazer. Vou entregar a presidência no dia 16 de março com a consciência tranquila. Sei que fizemos muito, mas há muito mais a se fazer", disse Borges.

Entre as conquistas de sua gestão, Mário Neto Borges salientou as articulações nacionais e internacionais, a inclusão do Confap no mapa da ciência e a união entre os membros do Conselho. "Nós (Confap) temos maturidade para seguir independente de quem sejam o seu presidente e vice-presidente, mas é ideal termos alguém que nos represente e defenda os nossos interesses", esclareceu Borges.

Veja como é a nova composição do Confap:

Presidência: Sérgio Gargioni – Fapesc

Vice-presidente: Ricardo Santana – Fapitec

Diretorias regionais: 

Norte: Maria Olívia Simão (FAPEAM)

Nordeste: Diogo Simões (Facepe)

Sul: Nadya Pesce – FapeRS

Sudeste: Anilton Sales – Fapes

Centro-Oeste: Zaira Turchi – Fapeg

Conselho Fiscal: 

Bárbara Olímpia – Fapepi

Alexandre Gouveia – FAPEDF (Distrito Federal) 

Eduardo Lima – Fapespa (suplente)

Conselho Nacional de CT&I:

Presidente e vice-presidente do Confap

Grupos de trabalho

Foram escolhidos ainda os membros dos grupos de trabalho com a Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de, entre outros, do Conselho Nacional de Política Cultural e do Comitê Executivo. 

Por Camila Carvalho, enviada da Agência FAPEAM

Mais notícias>>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *