Sessão especial debate desenvolvimento sustentável na Amazônia
A sessão debateu projetos e informações para desenvolvimento sustentável da Amazônia
Representantes de instituições de Ensino e Pesquisa e órgãos ligados a fomento a pesquisa e área ambiental participaram de uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta sexta-feira (11/03), no auditório do Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para debater projetos e informações para desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da Aleam, deputado estadual José Neto, disse que o objetivo da sessão é de estreitar laços com a comunidade científica.
“Hoje a sessão representa uma confraternização com um propósito o de beneficiar a população do Amazonas. O Inpa tem mostrado a forma de evoluir e expandir a pesquisa científica na região amazônica. Temos vários pesquisadores que contribuíram para alavancar a ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, disse o presidente.
O diretor-presidente do Inpa, Luiz Renato de França, destacou a importância da pesquisa científica para desenvolvimento do país. Ele disse que o estado do Amazonas, e toda a região amazônica são importante para o planeta, principalmente, vivenciado o atual cenário das mudanças climáticas.
“Estamos felizes com essa sessão hoje. Toda sociedade do Brasil precisa estar harmonicamente incluída para o desenvolvimento do país, apesar de sabermos o momento difícil que país enfrenta economicamente e politicamente”, informou o diretor.

Para a diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, o momento para que os parlamentares conheçam melhor o que está sendo realizado em ciência e tecnologia no Amazonas.
Para a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Viviana Waichman, o momento é importante para que os parlamentares conheçam melhor o que está sendo realizado na área de ciência e tecnologia no Amazonas, especialmente a respeito do conhecimento gerado dentro das instituições de Ensino e Pesquisa, além da contribuição das instituições para sociedade local.
“Muitas vezes se pensa o que é feito na área de ciência, tecnologia e inovação não possui vínculo com a sociedade e muito pelo contrário muitas das descobertas feitas no Inpa ou em outras instituições de Ensino e Pesquisa aqui do nosso Estado trazem grandes benefícios para população, seja pela melhoria de vida ou porque se descobriu o melhor tratamento e forma de prevenir uma doença”, disse a diretora técnico-cientifica da Fapeam.
Esterffany Martins / Agência Fapeam
Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam