Sessão especial na Aleam homenageia ILMD-Fiocruz Amazônia pelos seus 23 anos


A solenidade contou com participação de autoridades e colaboradores da instituição

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD-Fiocruz Amazônia) foi homenageado em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelos seus 23 anos de atuação no Amazonas, na sexta-feira (22). A sessão, de autoria do deputado  Luiz Castro, também lembrou os 100 anos de falecimento do médico, sanitarista e pesquisador Oswaldo Cruz.

Participaram da solenidade de honra autoridades, pesquisadores, estudantes e colaboradores do ILMD/Fiocruz Amazônia. Na tribuna, nomes como o da senadora Vanessa Grazziotin, dos deputados Serafim Corrêa e Luiz Castro, e do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque, que representou o Governo Estadual, ressaltaram a importância da Fiocruz Amazônia para a região. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi representada pelo diretor técnico-científico, Dércio Reis.

Segundo o diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luiz Bessa Luz, a homenagem na Aleam é um sinal de reconhecimento do poder público pelas atividades desenvolvidas pela instituição na região amazônica. “É com muito orgulho e com muita satisfação em que a gente recebe a homenagem dessa instituição, dessa casa que representa o povo”, destacou Luz.

ok-IMG_1672Fiocruz Amazônia recebeu homenagem pelos 23 anos de atuação no Amazonas. O evento também lembrou os 100 anos de falecimento do médico, sanitarista e pesquisador Oswaldo Cruz

O diretor da instituição ressaltou que a Amazônia é um mosaico e precisa ser vista dessa forma, porque as diferentes etnias e os diferentes grupos sociais vão representar diferentes cuidados necessários à saúde. Ele enfatizou que a Fiocruz Amazônia tem atuado para promoção da saúde coletiva no Estado.

“A Fiocruz vem atuando na parte de saúde coletiva, na parte formação de Recursos Humanos para o próprio Sistema Único de Saúde (SUS), na parte de atenção primária à saúde da população e também nas áreas mais avançadas, como da genômica e das grandes tecnologias”, disse.

Conforme Luz, o ILMD/Fiocruz Amazônia teve um papel muito importante no início das epidemias de zika e chikungunya e tem uma atuação significativa em todos os diagnósticos da rede básica de saúde. Ele afirmou que atualmente o instituto tem construído e estruturado laboratórios que irão atender diretamente o SUS, e, consequentemente, a sociedade.

Ciência do bem

O ex-diretor da Fiocruz, doutor Luciano Toledo, recebeu homenagem na Aleam pelos serviços prestados à sociedade amazonense. Para ele, falar da Fiocruz na Amazônia é falar do compromisso que a instituição tem com a sociedade brasileira e com os povos da Amazônia e seu empenho na promoção das condições de vida dessas populações.

“A Fiocruz está dentro de cada uma das pessoas que moram e que vivem aqui na Amazônia. Por mais que estejam distantes de Manaus, levam a Fiocruz através das vacinas. Toda a população brasileira adulta quando era menino tomou as vacinas feitas na Fiocruz. Acho que isso simboliza um pouco da instituição e do seu compromisso em promover a saúde e a ciência para o bem de todos os povos da região”, contou.

O primeiro do ILMD-Fiocruz Amazônia, doutor Marcus Barros, contou que a história da Fiocruz Amazônia começou com trabalhos fantásticos desenvolvidos pelos pesquisadores Carlos Chagas e Oswaldo Cruz, há mais de 100 anos. A criação do Instituto Leônidas e Maria Deane seria uma resposta à angústia dos desbravadores sobre a continuidade das pesquisas na região amazônica.

“Foram implantados laboratórios, que estão em franca expansão, numa rede de integração com as secretarias de saúde, de serviços e produção científica, com a Fapeam, por exemplo, alimentando projetos importantíssimos para o desenvolvimento sustentável da região. Essa é a presença da Fiocruz aqui com os braços daquela Fiocruz Nacional, do Ministério da Saúde”, enalteceu.

ok-IMG_1677 (1)

 

Texto e fotos: Francisco Santos- Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *