Setor primário do Amazonas receberá investimento de R$ 300 milhões

Segundo o titular da Seprors, haverá um fortalecimento das organizações, como sindicatos, ou cooperativas e associações
Para alavancar o setor primário no Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) apresentou nesta segunda-feira (17) o ‘Plano Safra’, onde serão investidos quase R$ 300 milhões pelo governo do Estado. Segundo a Seprors, a meta do plano é reduzir a dependência econômica da Zona Franca de Manaus (ZFM).
De acordo o secretário da Sepror, Sidney Leite, a decisão visa priorizar a interiorização do desenvolvimento econômico e criar alternativas para o Estado tendo o setor primário como uma delas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Nunca tivemos um plano dessa natureza. Nós temos uma meta significativa de mecanização com o fomento do governo do Estado, como também na correção de solo, além de trabalhar em atividades focadas em início, meio e fim. Queremos trabalhar desde o preparo da área e, com a introdução da tecnologia e da mecanização, com escoamento da produção, beneficiamento dos produtos que requerem beneficiamento e a preocupação de atender o consumidor, mas sempre agregando valor ao nosso produtor”, afirmou Leite.
Segundo o secretário esse é um processo completo que envolve vários segmentos, tais como o de assistência técnica, que é o caso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a comercialização, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Social e Econômico (Aades). Na parte da pesquisa, estarão envolvidas a Embrapa, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
CAPACITAÇÃO
“Haverá um amadurecimento na política de crédito, tanto para os órgãos governamentais, quanto para instituições bancárias federais e estaduais, que é o caso da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Banco do Povo. Será um conjunto de ações e nós estamos trabalhando no sentindo de afinarmos. Que possamos estar com essa pauta unificada”, finalizou o secretário.
Fonte: Jornal EM TEMPO/ Por Henderson Martins