Simpósio apoiado pelo Governo do Amazonas debate pesquisas na área de biodiversidade na Amazônia
Começou nesta quinta-feira (27/6) o “VI Simpósio Cenbam e PPBio Amazônia Ocidental” no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O evento, que recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), conta com uma programação diversificada e traz temas importantes acerca de pesquisas relacionadas à biodiversidade na Amazônia, além de discussões e estratégias de trabalho voltadas para a temática.
Durante a solenidade de abertura do evento, representando a Fapeam, a assessora da presidência, Simone Baçal, destacou a importância da popularização da ciência, especialmente do Programa Parev, destinado a apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A iniciativa visa divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Na oportunidade, Simone ainda enfatizou os investimentos do Governo do Amazonas para a área de CT&I que nos últimos cinco anos já investiu mais de R$ 630 milhões, por meio da Fapeam. Os recursos foram aplicados, por exemplo, em lançamentos de editais, projetos de pesquisa, concessão bolsas de mestrado e doutorado, além de ações afirmativas, com alcance aos 62 municípios do estado.
“Esses investimentos foram todos provenientes do tesouro estadual. Isso posicionou o estado do Amazonas, recentemente, pelo quarto ano consecutivo como o estado que mais investe em bolsas de mestrado e doutorado no país”, disse Simone Baçal.
Para o coordenador do evento, o pesquisador do Inpa, William Ernest Magnusson, a Fapeam tem sido uma grande parceira tanto no apoio a projetos de pesquisa, quanto na realização de encontros como esses.
Sobre o Simpósio, William reforçou que a iniciativa tem o objetivo de fazer integração entre todas as pessoas da Amazônia que atuam com assuntos associados à biodiversidade e, para isso, o evento conta com a participação de em torno de 20 instituições de diferentes localidades.
O diretor do Inpa, Henrique Pereira, disse que o encontro vai proporcionar a troca de experiência e o fortalecimento das parcerias para contribuir com a conservação da biodiversidade na Amazônia. Ele observou ainda que a Fapeam é uma referência entre as Fundações.
“Os investimentos que a Fapeam faz são de extrema importância. É fato que a Fapeam tem se destacado nos últimos anos entre as Fundações, seguindo como modelo e referência”, disse o diretor.
Na ocasião, a coordenadora do Programa de Pesquisa em Biodiversidade na Amazônia Ocidental (PPBio AmOc), Albertina Pimenel, também destacou o fomento da Fapeam. Segundo a pesquisadora do Inpa, graças ao apoio da Fapeam foi possível a realização do encontro, o que impacta de forma positiva nos trabalhos desenvolvidos.
Simpósio
Com uma programação extensa, o Simpósio segue até esta sexta-feira (28/6) e visa consolidar e integrar os estudos desenvolvidos na Amazônia pelos Núcleos Regionais estabelecidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam) e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade na Amazônia Ocidental (PPBio AmOc).
A iniciativa realizada desde 2010 tem a finalidade de realizar reuniões entre os coordenadores de ambos os projetos, sendo uma oportunidade para a realização do planejamento de suas pesquisas e do estabelecimento de novas parcerias entre seus integrantes.
O evento tem como público-alvo pesquisadores, alunos e bolsistas integrantes dos programas PPBio, INCT-Cenbam e projetos associados, além de alunos de graduação e pós-graduação em áreas de conhecimento, como biologia, ciências florestais, ambientais e áreas afins.
A programação do simpósio conta com apresentações de pesquisas e banners dos núcleos regionais, formação dos grupos de trabalho para discussão de estratégias de trabalho e discussão das propostas e metas e trabalhos apresentados. Saiba mais informações em: https://ppbio.inpa.gov.br/Reuniao_Anual_2024
Parev
O Programa Parev da Fapeam apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam