Com apoio da Fapeam, Ufam promove simpósio para debater sustentabilidade ambiental e produção econômica


O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado começa nesta quinta (5) e segue até sexta-feira (6), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Feira AgroUfam também faz parte do evento

Com apoio da Fapeam, Ufam promove simpósio para debater sustentabilidade ambiental e produção econômica
O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado vai suscitar debates sobre a sustentabilidade ambiental, econômica, política, social, territorial e cultural na região. O evento, aberto ao público em geral, começa quinta-feira (05/05) e segue até sexta (06/05), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Coroado, zona Leste. Na programação, palestras, oficinas, exposições e a feira Agroufam. A ideia é que ao final do encontro seja criada uma rede virtual de comercialização da agricultura familiar local.
O simpósio é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido ao longo de três anos pela Ufam com o apoio do governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O projeto trabalha a organização do mercado em comunidades caboclas, ribeirinhas e indígenas e o resultado obtido nesse período será apresentando durante o evento.
De acordo com a coordenadora do Simpósio, Therezinha Fraxe, o objetivo do evento é criar um espaço de discussão, socialização e estudos da área de organização social, visando fortalecer as organizações e entidades, tais como cooperativas, associações e os atores envolvidos no processo de produção como professores, alunos e técnicos administrativos. “Os gargalos enfrentados no processo produtivo devem ser abordados para se buscar uma solução”, disse.
Therezinha Fraxe informou que um dos resultados do projeto é a feira Agroufam que incentiva a comercialização dos produtos da agricultura familiar e acontece no início de cada mês no hall da Faculdade de Ciências Agrárias.
“A Agroufam está mudando vidas e é um exemplo de sustentabilidade. A Ufam orienta as comunidades em todos esses aspectos sustentáveis, levando em conta a cultura das populações. Mas precisamos ver onde mais podemos criar espaços para o agricultor familiar”, disse a professora.
Feira
Paralelo ao Simpósio de Organização Social e de Mercado será realizado a 25ª edição da feira Agroufam. Frutas, verduras, hortaliças, artesanato, ovos, queijo, mel e até produtos medicinais podem ser encontrados na feira que é aberta ao público em geral e acontecerá no hall da FCA da Ufam (blocos 01 e 02), das 8h às 16h.

Fonte: Ufam
Matéria publicada no Portal Acrítica
Edição: Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *