Sistema ArqFap é apresentado à FAPEAM e entra em fase de ajustes
10/10/2012 – A partir de 2013, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vai contar com o novo sistema de controle de arquivo, o ArqFAP, um ambiente Web para apoio à automatização e controle do envio, manuseio de remessas e de documentos destinados ao setor de arquivo da FAPEAM.
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De acordo com a professora da Ufam e bolsista do Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT/AM), Francisca Deusa Sena da Costa, o ArqFap permitirá que os usuários enviem documentos para arquivamento, consultem informações sobre os documentos arquivados, realizem consultas e localizem documentos com maior facilidade, além de permitir a solicitação e controle sobre o empréstimos dos documentos físicos depositados em arquivo.
“O ArqFap é importante porque além de resolver uma demanda interna da FAPEAM, atende também à determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI) que determina que todos os órgãos públicos devem conceder o direito de acesso à informação ao cidadão”, destacou Costa durante a apresentação do sistema na sede da FAPEAM, nesta quarta-feira, 10/10, junto a toda diretoria da FAP do Amazonas.
Costa também ressaltou que promover a organização dos arquivos é a única forma de cumprir essa demanda constitucional. “O ArqFap é um dos produtos do PGCT que visa agilizar a recuperação de informações”, destacou.
O sistema já está implantado e em fase de testes e ajustes sendo que, para isso, será feito um treinamento interno entre os principais usuários do sistema na FAPEAM.
Segundo o doutor em Engenharia de Sistema de Computação e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arilo Cláudio Dias Neto, que desenvolveu o sistema, o maior diferencial do ArqFap é o ajuste às demandas da FAPEAM, que possui departamentos e rotinas específicas, normalmente não encontrados em sistemas prontos disponibilizados no mercado.
“Normalmente nos sistemas de prateleiras, que se compra no mercado, você é obrigado a ajustar sua rotina ao sistema, o que é ruim para a organização. O ArqFap foi pensado de acordo com a área de atuação e os interesses da FAP, com facilidades técnicas que visam apoiar todos os processos que envolvem a tramitação e arquivamento de documentos na FAPEAM”, destacou.
O professor explicou que, entre os diferenciais, o sistema possibilitará o controle da sequência de etapas para arquivamento e resgate de documentos, gestão das pessoas que atuam na área e agrupamento de setores e departamentos que manuseiam os 9,4 mil documentos referentes às diversas atividades e programas da FAPEAM, hoje já inseridos no sistema, tanto em registros quanto em documentos digitalizados.
Retorno
Arilo Cláudio Dias Neto conta que ter participado do desenvolvimento deste sistema representa um retorno do investimento que a FAPEAM fez em sua carreira quando permitiu, por meio dos programas de formação de recursos humanos, que ele fizesse o mestrado e o doutorado no Rio de Janeiro, com o financiamento de bolsas de estudos. “É uma honra hoje poder retribuir todo o apoio que a FAPEAM me deu durante os seis anos de estudos no Rio de Janeiro com o meu trabalho. Se hoje eu sou doutor em Engenharia de Sistemas da Computação é graças ao investimento do Governo do Estado, da FAPEAM e de mim. Tenho certeza que o investimento feito valeu a pena", destacou.
FAPs do Brasil
Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o sistema ArqFap, desenhado e construído exclusivamente para a FAP do Amazonas trará um ganho importante para as gestões atual e futura, pois facilitará o acesso à informação, o que é primordial para uma instituição que trabalha com inúmeros programas, projetos e propostas. “Agora em novembro, nós vamos ter um treinamento para capacitar as pessoas a manusearem o sistema e a previsão é que já no início de 2013 ele esteja funcionando de forma integral. A partir daí, nossa ideia é que o modelo seja apresentado a outras FAPs do Brasil para que sirva de parâmentro, tanto na criação de outros sistemas de gerenciamento ou até mesmo adotado como forma de facilitar o trabalho em outras regiões do País, como já acontece com alguns sistemas disponibilizados entre as FAPs”, destacou.
O desenvolvimento do projeto, vinculado ao PGCT e denominado ‘Organização dos arquivos documentais da FAPEAM’, prevê o desenvolvimento de atividades como o diagnóstico do acervo, um Guia do acervo, um Catálogo do acervo e Instrumentos de pesquisa, e conta com recursos superiors a R$ 366 mil destinados a bolsas e auxílio-pesquisa.
Sobre o PGCT
O Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT/AM) prevê a concessão de bolsas e auxílio-pesquisa para apoiar instituições do Governo do Estado na realização de estudos estratégicos que subsidiem a gestão institucional, a execução da política de desenvolvimento e o fomento à Ciência e Tecnologia para o Estado do Amazonas.
Ulysses Varela – Agência FAPEAM