Sistema de informação reúne aspectos geográficos e socioeconômicos do Prosamim


19/04/2013 – Com a implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) em 2003, o Governo do Estado transformou o cenário urbanístico da cidade e ao mesmo tempo mudou o estilo de vida de milhares de pessoas. As características fizeram com que o  Programa se tornasse referência para outros Estados.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A iniciativa chamou a atenção do pesquisador José Edinaldo Zane Ferreira, que, por reconhecer o Programa como um dos mais importantes projetos de ação ambiental  na cidade de Manaus,  resolveu desenvolver um estudo  para o mapeamento da primeira etapa do Prosamim, localizada no Centro da capital.

O projeto intitulado ‘Sistema de Informação Geográfica no Projeto Prosamim’ é desenvolvido no curso de mestrado em Processos Construtivos e Saneamento Urbano da  Universidade Federal do Pará (UFPA).

A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas- (RH-Mestrado).

Segundo o pesquisador, o estudo visa conhecer melhor os aspectos e resultados do Prosamim. Ao final da pesquisa, pretende-se criar um software com dados sobre as peculiaridades do projeto, tanto socioeconômicas como do espaço geográfico.

"O sistema de informação servirá futuramente de base para novos estudos sobre projetos semelhantes na região amazônica, uma vez que diversos municípios amazônicos compartilham das mesmas peculiaridades de moradias baseadas em palafitas às margens de igarapés", enfatizou Ferreira.

O pesquisador explicou que, antes da construção das casas do Prosamim, foram realizadas pesquisas por parte dos profissionais envolvidos. "A população precisa conhecer o processo de construção do projeto, uma vez que uma iniciativa com tamanha dimensão fez a diferença no cenário urbano e melhorou a qualidade de vida das pessoas que residiam nas áreas em torno dos igarapés", ressaltou.

Segundo Ferreira, o apoio da FAPEAM será decisivo para a conclusão do curso, já que o mestrado exige investimento, tempo, esforço e apoio. "Nesse sentido, a FAP está contribuindo com uma parcela relevante para a minha formação intelectual e de outros que recebem  ou receberam o apoio. Esse aporte financeiro irá refletir no futuro dos profissionais do Estado", finalizou.

Sobre o RH-Mestrado

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros estados da Federação ou no Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *